Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, março 07, 2013

Deputado reafirma posição contra união gay após eleição para comissão

Marco Feliciano foi escolhido para presidir Comissão de Direitos Humanos.
'Minha posição é a de sempre: casamento é entre homem e mulher', disse.

Felipe Néri Do G1, em Brasília
225 comentários

 

O deputado Marco Feliciano (PSC-SP), escohido nesta quinta-feira (7) para presidir a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara, reafirmou, após ter sido eleito, que é contra o casamento entre homossexuais, a adoção de crianças por casais do mesmo sexo e o aborto.

A eleição do parlamentar ocorreu em sessão fechada, com protesto de manifestantes durante e depois da reunião.

“A minha posição é a de sempre: casamento é entre homem e mulher. Essa é uma posição minha. Todavia, o que nós estamos lutando aqui não são proposições religiosas, são proposições da Constituição", afirmou.

Ele argumenta com base no artigo 226 da Constituição, que diz o seguinte no parágrafo 3º: "Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento".

Apesar de contrário à aprovação dessas mudanças, o deputado disse estar aberto à discussão dos temas na CDH. “Tudo isso é feito numa discussão muito democrática entre os parlamentares. Esse assunto precisa ser pautado e se alguém apresentar o projeto aqui nós vamos discursar”, declarou.

Pastor da igreja Assembleia de Deus, o deputado causou polêmica em 2011, quando fez declarações em sua conta no microblog Twitter sobre africanos e homossexuais. "Sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, Aids, fome... Etc", escreveu o deputado na ocasião.

Durante a posse para o cargo de presidente, Feliciano se defendeu das acusações contra ele por causa das publicações. “Julgar uma pessoa de 40 anos por 140 caracteres citados numa rede social, sem contexto, isso é uma violação dos direitos humanos. Tachar e rotular é pior ainda”, disse.

Deputados abandonam sessão

Antes de iniciar a votação da nova presidência, o ex-presidente do colegiado, Domingos Dutra (PT-MA) abandonou a sessão acompanhado de outros deputados contrários à indicação de Feliciano.


“Essa comissão não foi criada para fazer ligação com nenhuma religião, muito menos com fundamentalistas que são contra negros, contra índios, contra homossexuais e contra o povo brasileiro. Decidimos nos retirar”, disse Dutra.

A sessão que elegeu Feliciano foi convocada pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) após ter sido cancelada nesta quarta devido a discursos e protestos contra a indicação de Feliciano. Nesta quinta, a sessão teve início com os dois acessos à sala onde ocorria a reunião bloqueados para impedir a entrada de manifestantes.

Parlamentares tentaram cancelar a reunião, alegando que a votação a portas fechadas é contra o regimento interno da Câmara a comissão. “É isso que vocês querem? Polícia de um lado e do outro? Isso aqui é ditadura: colocar barreira de um lado e do outro nos corredores da Câmara”, disse a deputada Erika Kokay (PT-DF) antes de se retirar da sala.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...