Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, março 18, 2013

Com atriz na equipe, PUC-Rio leva prêmio em mundial de aerodesign


Bianca Salgueiro integra grupo com um dos prêmios na classe avançada.
Na classe regular, UFMG ficou com o 1º lugar da competição nos EUA.


A equipe da PUC-Rio com a estudante e atriz Bianca Salgueiro venceu uma das categorias do SAE Aero Design (Foto: Divulgação/PUC-Rio) 
A equipe da PUC-Rio com a estudante e atriz Bianca 
Salgueiro venceu uma das categorias do SAE Aero Design
 (Foto: Divulgação/PUC-Rio)


A equipe de estudantes de engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) ganhou no domingo (17) um dos prêmios do SAE Aero Design East 2013, uma competição mundial realizada no fim de semana no Texas, nos Estados Unidos. 

Uma das integrantes da equipe é a estudante e atriz Bianca Salgueiro, de 19 anos, que foi aprovada no vestibular na mesma época em que trabalhava na filmagem da novela "Fina estampa".

Os participantes do SAE Aero Design devem desenhar e construir aviões que são divididos nas categorias regular, avançada e micro. Os alunos da PUC-Rio levaram o prêmio de melhor projeto na categoria avançada e ficaram na quarta colocação na pontuação geral.

 Já na classe regular, o time da Universidade Federal de Minas Gerais, batizado de Uai Sô Fly!, ganhou o principal prêmio, pelo segundo ano consecutivo.

Segundo a SAE Brasil, a equipe da UFMG é formada por nove estudantes e um piloto e concorreu com outros 38 grupos.

 "Para disputar a East Competition, os estudantes construíram um avião monoplano de 3,70 m de envergadura, que pesa 3,2 kg e transporta até 18 kg de placas de aço", afirmou a entidade, em comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira (18). A aeronave da UFMG ainda bateu o recorde mundial ao voar carregando um peso de 17,2 kg.

Ainda na categoria regular, a equipe de estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais ficou com a terceira colocação na classificação geral. Na classe micro, a equipe que representou o Brasil é formada por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, que ficou com a terceira melhor pontuação entre 23 times.

Da edição realizada neste fim de semana participaram 75 equipes dos Estados Unidos, Canadá, Índia, Polônia, México, Venezuela e Itália.



No topo à direita, a equipe Uai Sô Fly!, da UFMG, vencedor da classe regular; ao lado, o time Cefast, do Cefet-MG, 3º lugar da classe regular; abaixo, o grupo Céu Azul, da UFSC, 3º colocado na classe micro (Foto: Divulgação/SAE Brasil) 
No topo à direita, a equipe Uai Sô Fly!, da UFMG, 
vencedor da classe regular; ao lado, o time Cefast, 
do Cefet-MG, 3º lugar da classe regular; abaixo, 
o grupo Céu Azul, da UFSC, 3º colocado na classe micro
(Foto: Divulgação/SAE Brasil)

Classe avançada

Segundo o capitão da equipe carioca Lucas Maciel Ribeiro, de 23 anos, a categoria avançada é a mais difícil da competição e o grupo brasileiro competiu com 12 equipes de outros países. 


"É a que requer um projeto mais elaborado, mais conhecimento, é a que tem a missão mais complexa", explicou ele ao G1. 

É o primeiro ano que um grupo do Rio de Janeiro ganha o direito de participar do evento, já que os alunos da PUC-Rio venceram a etapa brasileira no ano passado.

Estudante do quarto ano de engenharia de controle e automação, Lucas integra o grupo de aerodesign da instituição desde o primeiro ano de faculdade e liderou a equipe de 22 estudantes de graduação e dois de pós-graduação da PUC-Rio que, segundo ele, foi a única da categoria a conseguir completar todo o percurso da aeronave, desde a decolagem, passando pelo voo, o lançamento da carga e finalizando com uma aterrissagem sem acidentes.

"Quando a gente voltar ao Brasil já começa o estudo do relatório e do regulamento para fazer o projeto do [campeonato] brasileiro. A gente aprendeu muito participando do mundial, e pretende ficar sempre no topo."


A estudante e atriz Bianca Salgueiro participou da construção do avião da PUC-Rio (Foto: Divulgação/PUC-Rio) 
A estudante e atriz Bianca Salgueiro participou da construção 
do avião da PUC-Rio (Foto: Divulgação/PUC-Rio/Arquivo pessoal)
Noites de trabalho

Bianca, que começou o curso de engenharia química na PUC-Rio no segundo semestre de 2012, documentou parte do processo de preparação do grupo de aero design da instituição em seu perfil no Twitter. A estudante e atriz afirmou que chegou a passar noites inteiras em claro nos laboratórios da PUC e que trabalhou durante as férias e no carnaval.


Ela conta que passou a integrar a equipe em dezembro de 2012. "Conheci o projeto através do capitão, que me ajudou no meu projeto de primeiro período. Recebi um email de processo seletivo, acabei me inscrevendo e entrei para equipe", afirmou ela ao G1.

Bianca explica que seu papel na equipe envolve logística e administração, incluindo as planilhas de custo do projeto. "Mas sempre procuro participar das outras áreas como de relatório, e principalmente da construção", disse a estudante, que, apesar de não estar envolvida em projetos de atuação desde a novela "Fina estampa", não pensa em abandonar a carreira artística. "Mesmo adorando estar na equipe e participar de todo o projeto, ainda quero manter a carreira artistica e acho que será possivel conciliar."


Segundo o site oficial do evento, a competição dá a estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia um desafio de engenharia "da vida real", no qual eles ficam "expostos aos tipos de situações que engenheiros enfrentam em seu ambiente de trabalho real".

A categoria avançada, de acordo com as regras da competição, requer que os estudantes desenvolvam o design do avião segundo um sistema e integrando várias disciplinas da engenharia, como aeronáutica, mecânica, elétrica e de computação.

 O avião é construído para voar com autonomia e cumprir uma tarefa definida a cada edição da competição.


O protótipo desenvolvido pela equipe de estudantes da PUC-Rio (Foto: Divulgação/PUC-Rio) 

O protótipo desenvolvido pela equipe de estudantes da PUC-Rio
 (Foto: Divulgação/PUC-Rio)


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...