Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, março 18, 2013

Após chuva, São Sebastião (SP) decreta estado de calamidade pública

Quatro bairros foram atingidos, segundo a Defesa Civil da cidade.
Rodovia Rio Santos está interditada pela queda de barreiras.

Vítimas da cheia foram resgatadas pela Defesa civil de bote. (Foto: Ricardo Faustino/Prefeitura de São Sebastião) 
Vítimas da cheia foram resgatadas pela Defesa civil 
de bote neste domingo (17). 
(Foto: Ricardo Faustino/Prefeitura de São Sebastião)
 
 
O prefeito de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, Ernane Primazzi (PSC) , decretou estado de calamidade pública na noite deste domingo (17) por conta das chuvas que atingem a cidade desde sexta-feira (15). Mais de 600 pessoas foram atingidas pelas enchentes em quatro bairros - Cambury, Boiçucanga, Baleia e Maresias, todos na costa sul.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, três famílias (11 pessoas) estão desabrigadas. Elas perderam as casas nos bairros Boiçucanga e Cambury e estão abrigadas no ginásio esportivo de Boiçucanga.

Outras 87 famílias estão desalojadas e foram para a casa de parentes. Em alguns dos locais em que essas famílias vivem, a água ultrapassou a marca de um metro.

"Esse número ainda pode sofrer alterações. Por enquanto este é o último balanço. Mas pode ser que até de manhã algumas famílias voltem para suas casas. O trabalho da Defesa Civil vai continuar de madrugada", disse Santos.

A intenção da prefeitura ao decretar calamidade pública é solicitar ao Governo do Estado recursos para auxiliar a cidade. Os danos serão melhor avaliados assim que a chuva cessar.

Jovens se arriscam ao atravessar a via inundada. (Foto: Pollyana Mara Vila Nova/arquivo pessoal) 
Jovens se arriscam ao atravessar a via inundada.
(Foto: Pollyana Mara Vila Nova/arquivo pessoal)
 
 
As rodovias Rio Santos e a estrada que liga Boiçucanga a Maresias seguiam interditadas pela queda de barreiras até as 22h30 deste domingo. A Rio Santos ficou travada entre o km 157 e o km 159 e a estrada de Boiçucanga teve seis pontos com quedas de barreira. A intenção é liberar o tráfego na segunda-feira (18) de manhã.

A situação mais crítica foi da Vila Lobo Guará, em Cambury, onde 125 pessoas foram removidas das casas de barco.

Índice pluviométrico

De acordo com a Defesa Civil, desde sexta-feira (15), a cidade registrou 111,4 milímetros de chuva. Isso representa mais que a metade da média esperada para o mês de março - 173 milímetros, com base nos dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) em Cachoeira Paulista.


Casa desabaram após a chuva. Foram duas casas em Boiçucanga e uma na Vila Cambury. (Foto: Ricardo Faustino/Prefeitura de São Sebastião) 
Casa desabaram após a chuva - uma em Boiçucanga 
e outra na Vila Cambury. 
(Foto: Ricardo Faustino/Prefeitura de São Sebastião)

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...