Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Supremo expedirá ordens de prisão para condenados no mensalão em julho

Joaquim Barbosa afirmou que penas foram "baixíssimas" diante do desvio de R$ 100 mi de verbas públicas 

Supremo expedirá ordens de prisão para condenados no mensalão em julho
"Presidente do STF lembrou que nenhuma das penas deverá ser cumprida na sua totalidade"


BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou nesta quinta-feira, 28, que até 1º de julho deverão ser executadas as condenações do processo do mensalão que incluem prisões de 22 réus, entre os quais o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT e deputado federal José Genoino.

"As ordens de prisão devem ser expedidas antes desta data", disse Barbosa durante uma entrevista coletiva concedida a jornalistas que trabalham para veículos de imprensa estrangeiros. 

No entanto, o ministro, que também é o relator do caso, disse que será necessário cumprir as últimas etapas do processo.

Tomada em dezembro após 4 meses e meio de julgamento, a decisão do STF ainda não foi publicada. 

Após a publicação oficial, será aberto um prazo de 5 dias para que os réus recorram. 

Depois disso, o plenário terá de julgar os recursos. 

Não há previsão de quando isso ocorrerá, apesar de o presidente ter dito nesta quinta que tudo deverá estar resolvido até 1º de julho.

As penas aplicadas pelo STF aos 25 condenados no processo do mensalão variam de 2 a 40 anos de prisão. 

O réu condenado à pena maior é o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. 

Mas também foram considerados culpados o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) e o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares.

Na entrevista concedida aos jornalistas, Joaquim Barbosa disse que diante do desvio de R$ 100 milhões de verbas públicas as penas foram "baixíssimas". 

O ministro reconheceu que nenhuma das penas deverá ser cumprida na sua totalidade porque há diversos recursos judiciais que podem ser usados para reduzir o tempo de permanência dos réus na prisão.

Um comentário:

Celso Barbosa disse...

Jornalista Valter, sou o Celso Barbosa, fui um dos pioneiros de Parauapebas, assim como o senhor, morei quase 20 anos naquela cidade e hoje moro aqui em Belém, sobrevivo de um pequeno comércio no bairro da Cabanagem. Não sei onde o senhor está morando hoje se é em Barretos ou se continua morando em Parauapebas. Acompanho o seu blog todos os dias por ser seu fã desde o tempo que morava em Parauapebas e lia o seu jornal Boca no Trombone do Estado do Pará, o único que prestava na cidade, porque era, não sei se ainda existe, que mostrava para a população o que interessava aos moradores, os outros eram todos vendidos para o governo municipal e para a Cãmara só publicando coisas de interesses desses dois poderes comprometidos um com o outro. O senhor para mim sempre foi um dos jornalistas mais competente e corajoso que já conheci na minha vida, fora o Lúcio Flávio daqui de Belém que também gosto muito dele, porque não tem medo de falar a verdade no seu jornal Pessoal, mas o senhor é ainda mais corajoso do que ele porque o que o senhor enfrentou em Parauapebas o Lúcio e nem um jornalista do Pará e de muitos lugares do Brasil nunca enfrentaram. Por isso sou seu fã de carteirinha. Vejo na sua pessoa a mesma coragem e determinação desse ministro Joaquim Barbosa que inclusive tenho o sobrenome dele, e o que me fez lhe enviar essa mensagem ao senhor, é saber da sua pessoa em que ficou a situação daqueles hacker de Parauapebas que foram presos e condenados pela justiça Federal em Marabá, e até eu me mudar de Parauapebas eles estavam soltos na cidade rindo da cara de todo mundo e esnobando com o resultado dos roubos do dinheiro que fizeram nas contas de clientes de diversos bancos ? Eles já foram presos ou ainda continuam soltos na cidade ? Ví no seu blog a relação de nomes deles e que estavam recorrendo em liberdade ainda. Caso o senhor tenha alguma informação sobre a situação deles gostaria que o senhor publicasse no seu blog prá agente ficar sabendo. Porque não pode esses bandidos ter causado tantos prejuízos as pessoas que ganham seu dinheiro suado e coloca em bancos para proteger dos bandidos que rondam a nossa vida diária e vem esses bandidos práticos em roubo pela internet e roubam o que não pertencem a eles ficarem impunes e as vítimas continuarem no prejuízo. Lhe agradeço pela sua atenção. Obrigado.

Celso Barbosa, bairro da Cabanagem, Belém, Pará.

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...