Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Parauapebas pode se tornar referência estadual no diagnóstico e tratamento de aids









https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=9ad2b28fc2&view=att&th=13d1c93dae10d683&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_hdoq6lrx1&safe=1&zw&saduie=AG9B_P8OUc_GsgW1gOFg7Nf_wanD&sadet=1361988038282&sads=Rn5z3eRVusqqnwZMY9KoRTfbxXM
Em razão da estrutura existente em Parauapebas para diagnóstico e tratamento de pessoas portadoras de HIV, aids e outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) pretende transformar o município de Parauapebas em referência estadual na área.

A estrutura oferecida pelo município é composta pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, sendo eles: nutricionista, clínico geral, ginecologista, pediatra e infectologista.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Marcelo Cláudio Monteiro da Silva, além de toda essa estrutura existente em Parauapebas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza no CTA um cadastro para pessoas interessadas em receber gratuitamente 20 preservativos (camisinha) por mês. “Uma ouvidoria deverá ser implantada no município para saber o grau de satisfação dos usuários da repartição pública de saúde”, anuncia Marcelo Silva.

Outra novidade implantada pela Semsa é a realização do teste rápido de HIV para diagnosticar casos de pessoas soropositivos e agilizar o tratamento, assim como teste rápido para identificação de Hepatites B e C e Sífilis. Quando solicitado, o teste rápido é feito também em trabalhadores de empresas e em escolas. O resultado do teste sai em 15 minutos, com probabilidade de acerto de 99,9%. Em caso de resultado positivo, a pessoa passa a ser avaliada se deve ou não usar os medicamentos de controle da doença.

Em 2012 o município registrou 44 casos de HIV e 29 casos de aids. Já este ano, foram diagnosticados cinco casos de HIV (soropositivo), sendo quatro homens e uma mulher. Dos cinco casos deste ano, quatro foram diagnosticados pelo CTA e um no hospital municipal. Atualmente, cerca de 250 pessoas fazem tratamento de HIV, aids e outras DSTs no CTA.

Texto: Waldyr Silva
Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 253 | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...