Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, fevereiro 23, 2013

Na Guiné Equatorial, Dilma fala em alianças entre Brasil e África

Ela participou de cúpula entre líderes africanos e da América do Sul.
Dilma também defendeu candidatura brasileira à direção-geral da OMC.

Do G1, em Brasília
99 comentários
 
A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (22) que o Brasil quer "propor alianças concretas" com países africanos. Dilma discursou na abertura da 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo América do Sul-África (ASA), que ocorre na cidade de Malabo, capital da Guiné Equatorial.

Presidente Dilma Rousseff chega a GUiné Equatorial para participar da 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo América do Sul-África (ASA) (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Presidente Dilma Rousseff chega a Guiné Equatorial para participar da 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo América do Sul-África (ASA) (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
 
"Falamos a mesma língua porque temos problemas e histórias parecidos. Me encontro aqui hoje para propor alianças concretas para os países africanos (...) Queremos ampliar as parcerias de pesquisas científicas e tecnológicas em todos os campos", afirmou a presidente.

Dilma disse ainda que quer dar ênfase às alianças no setor agrícola.
"Quero propor uma parceria na área de formação de professores e gestores para ensino técnico, profissionalizante, formação de estudantes, especialmente no setor agropecuário. 

Nós usaremos toda a rede que o Brasil tem de ensino técnico, usaremos nossa Embrapa, a parceria com entidades empresariais do setor agrícola para dar suporte à formação de estudantes e professores, técnicos e agrônomos, de nível médio e universitário", afirmou. 

No discurso, Dilma também defendeu ampliação do comércio entre América do Sul e África. Para ela, o intercâmbio comercial entre os continentes ainda é pequeno diante do potencial a ser explorado. "O comércio entre África e América do Sul passou de US$ 7 bilhões em 2002 para US$ 39 bilhões 2011, um crescimento de 447% em 10 anos. No entanto é pequeno se considerarmos o nosso potencial, se considerarmoso tamanho dos nossos continentes, da nossa população, dos nossos recursos naturais".

Dilma participa ao longo de todo o dia de atividades e encontros relacionados à reunião de cúpula. Depois da passagem pela Guiné Equatorial, a presidente visita a Nigéria, onde vai se encontrar com autoridades do governo local.

Candidatura à OMC

A presidente também defendeu a candidatura do embaixador brasileiro Roberto Azevêdo à direção-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).


"Os interesses comerciais e as nossas parcerias econômicas recomendam esforços articulados para expressão dos nossos interesess na OMC. Temos a oportunidade de constituir um amplo entendimento na eleição do novo diretor-geral dessas importante instituição. O Brasil oferece uma candidatura", disse a presidente.

Ainda sobre organismos internacionais, Dilma propôs mudanças no Banco Mundial, no FMI e na ONU. Para a presidente, "nada justifica" América do Sul e África não terem cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU.

"Para o Brasil é urgente a reforma da ONU. Nada justifica que  África e América do Sul permaneçam sem representação permante no Conselho de Segurança. É também urgente a reforma de governança do FMI e do Banco Mundial para que esses organismos sejam mais sintonizados com os anseios e pleitos do mundo em desenvolvimento", concluiu a presidente.

Dilma posa para foto oficial do encontro entre líderes sulamericanos e africanos, na Guiné Equatorial (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Dilma posa para foto oficial do encontro entre líderes sulamericanos e africanos, na Guiné Equatorial (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...