Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Lula se compara a Lincoln e diz que imprensa 'bateu' nos dois

Em evento da CUT, ex-presidente estimulou criação de mídia sindicalista.
Lula também afirmou que PT chegou no 'andar de cima e gostou'.

Letícia Macedo Do G1, em São Paulo
 

82 comentários

Lula participa da comemoração do 30º aniversário da CUT  (Foto: Letícia Macedo/G1) 
Lula participa da comemoração do 30º aniversário
da CUT (Foto: Letícia Macedo/G1)


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas à imprensa durante a comemoração dos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (27), e propôs que os sindicatos se articulem para adquirir um canal de TV.  Durante discurso, Lula se comparou  ao ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln e afirmou que os dois apanharam da imprensa.

“Esses dias eu estava lendo o livro do Lincoln. Eu fiquei impressionado como a imprensa batia no Lincoln em 1860. Igualzinho batem em mim. E o coitado não tinha nem computador. Ele ia para telex [para responder]”, afirmou.

Lula, que foi um dos articuladores da criação da central nos anos 80, sugeriu que a CUT siga o exemplo da TVT, criada no ABC pelo sindicato dos metalúrgicos.

“Eu não vivo reclamando do espaço que eles [mídia] não me dão. Eu agora quero reclamar o que falta eu fazer para ter o espaço que eu quero independentemente deles”, afirmou a uma plateia composta por sindicalistas e ex-presidentes da CUT, reunidos em um hotel no Centro de São Paulo, que unifiquem os seus meios comunicação.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do presidente nacional da CUT, Vagner Freitas (Foto: Letícia Macedo) 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do 
presidente nacional da CUT, 
Vagner Freitas (Foto: Letícia Macedo)

“Por que não começamos a organizar a nossa mídia? Ao invés de cada um ficar falando o que pensa, por que não tenta organizar um pensamento mais coletivo. Nós temos condição de fazer isso e o movimento vai precisar disso”, completou.  

Ao citar que a imprensa não acompanha os movimentos sociais, Lula criticou os meios de comunicação. “Nesse país esses formadores de opinião pública, eram contra a campanha das diretas. Só foram para rua quando foram 300 mil pessoas para a Praça da Sé. Essa gente não era contra a derrubada do Collor também. Essa gente nunca quis que eu ganhasse as eleições. Nunca quis que Dilma ganhasse as eleições. Aliás, não gostam de gente progressista", disse;

Em outro momento, Lula atribui ao seu sucesso próprio à desaprovação que recebia. “Eu acho que a bronca que eles tinham de mim era o meu sucesso e, agora, é o sucesso da Dilma. Eles não admitem que uma mulher que veio de onde ela veio”, afirmou.

Lula afirmou que, face ao descrédito de que o Partido dos Trabalhadores ganharia espaço em Brasília, ele disse ter se mantido persistente. “Eles [adversários] não vão deixar, mas nós vamos chegar no andar de cima. Nós chegamos e gostamos”, disse, arrancando risos e palmas da plateia.

Autonomia

Ao longo do discurso, de quase meia hora, Lula elogiou a trajetória da CUT. Ao se referir a gestão de Jair Meneguelli, primeiro presidente da central, também presente à cerimônia, ele disse que naquele tempo ser radical “era necessário”.


“Naquele momento em que diziam que a CUT era radical, era necessário ser radical para se firmar. Da mesma forma que era necessário o PT ter a radicalidade que teve no começo, porque as pessoas não davam licença para nós. Muitas vezes a gente tinha que falar grosso até demais”, disse
Lula ainda defendeu que a central se mantenha autônoma e propositiva.

“Vocês não devem favor ao governo. A relação deve ser a mais plural, a mais democrática e a mais autônoma possível. Se vocês virarem dirigentes sindicais chapa branca não vale a pena”, afirmou. Ele também sugeriu que a CUT crie um departamento para apoiar os movimentos sociais e, assim, fortalecê-los.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o Secretário-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, também participaram do encontro. Lula participou apenas da abertura do evento e deixou o hotel sem conceder entrevista coletiva.




82 comentários...

Otavio Lima 

Vamos ver o Valério mostrar o quanto o Lula é corrupto.




Roberto Gorios 
PAINHO LULA TÁ SENTINDO FALTA DA CACHAÇA,QUEM SABE UNS GOLINHOS COMO ERA DE COSTUME ELE PARA DE FALAR BOBBAGEM.



George Miranda
Será que esse molusco (Lula) retardado e demente acha mesmo que ele tem alguma semelhança com Lincoln? Eu não quero crer...



Fábio Alcantara 
Essa do Lula querer se comaparar a Abraham Lincoln chega a ser mais hilária do que quando ele diz que ELE foi quem tirou o país da crise econômica e da alta inflação, o que já havia ocorrido no mandado de FHC.



Ricardo Dellarosa 
AH QUE VONTADE QUE DÁ CENSURAR A IMPRENSA NÃO E SEU LULA ? SERIA MUITO MAIS FACIL AO SENHOR NÁO TER QUE EXPLICAR O MENSALÁO, E NÁO TER SIDO AGRACIADO COM AS ALGEMAS DE OURO PELA INTERNET.



Otavio Lima 
Sr. Dário Neto, voce vive no país das maravilhas? Vai morar no nordeste para sentir na pela o sofrimento. A seca está matando muito. e o famos desvio do Rio São Francisco esta gastando dinheiro e a obra chea de capim. Vc é um molusco, só que subordinado ao Molusco esperto



Otavio Lima 
Por muito menos, no caso Watergate nos EUA, o Presidente levou impeacheman. Aqui o Lula se escondeu atrás do José dirceu, Delúbio e outros. e até agora malha a mídia e a justiça



Wilson Praiano 
Tudo tem o seu lado positivo. Até mesmo o Lula se comparar à Lincoln. O presidente americano morreu assassinado...Quem sabe, né?



Kondde Dekkon 
kkk esse cara já tá delirando.. sem comentários



Otavio Lima 
Devia verificaar que Lincoln não tinha Duas Secretarias da Presidência, Uma Oficial em Brasília. e Outra em São Paulo, Cuja funcinária está envolvida em trocas de favores. ´Lula aprendeu a ler mas não aprendeu interpretação de textos.



Claudio Marcelo 
Megalomania absurda. Esse cara é indecente. Nogento.



Marco Oliveira 
Se comparar ao pres. americano Lincoln...meu, só pod

...continua no G1 da Globo

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...