Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, fevereiro 03, 2013

Lino Oviedo morre em acidente de helicóptero no Paraguai

General reformado era candidato às eleições presidenciais no país.
Presidente enviou condolências à família do general reformado.


O candidato a presidência do Paraguai pelo partido Unace e general reformado que viveu no Brasil no exílio, Lino Oviedo, morreu após a queda de um helicóptero na noite deste sábado (2), na província de Chaco. O presidente Federico Franco enviou condolências à família de Oviedo.
General reformado e fundador do União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace), Oviedo, de 69 anos, embarcou na noite de sábado no helicóptero para voltar a Assunção após participar de um comício na cidade de Concepción, mas a aeronave perdeu contato com a torre de controle poucas horas depois, por volta das 22h - horário local.

Membros do Serviço de Busca e Resgate, compostos por homens da Força Aérea e do Corpo de Bombeiros Voluntários, localizaram um helicóptero acidentado na cidade de Presidente Hayes com os corpos carbonizados de três pessoas.

Imagem do dia 13 de janeiro mostra o candidato paraguaio Lino Oviedo durante campanha presidencial em Luque (Foto: Norberto Duarte) 
Imagem do dia 13 de janeiro mostra o candidato 
paraguaio Lino Oviedo durante campanha presidencial 
em Luque (Foto: Norberto Duarte)
 
Segundo a agência de notícias oficial do Paraguai, morreram também o piloto da aeronave, Delmás, e o guarda-costas do político, Denis Galeano.

Condenado a dez anos de prisão pela Justiça paraguaia por tentativa de golpe de Estado, em 1996, Lino Oviedo também foi acusado de ter mandado matar o vice-presidente, Luis María Argaña, em 1999, ano em que fugiu do Paraguai.

Lino Oviedo, ao deixar a sede da Polícia Federal em Brasília, em novembro de 2011 (Foto: AFP) 
Lino Oviedo, ao deixar a sede da Polícia Federal
em Brasília, em novembro de 2001 (Foto: AFP)
 
Oviedo viveu exilado na Argentina e depois ficou desaparecido. Em junho de 2000, o ex-general foi preso em Foz do Iguaçu a pedido do governo paraguaio.

O Paraguai pediu a extradição de Oviedo, mas em 2001, o Supremo Tribunal Federal brasileiro a negou por considerá-la política. A Constituição brasileira proíbe a extradição por razões políticas. Ele ficou quatro anos exilado no Brasil.

De acordo com a agência Reuters, em 2009, Oviedo tentou abrir um processo (negado pela Justiça) de indenização contra o Estado paraguaio por tê-lo acusado de promover uma tentativa de golpe. Oviedo reivindicava US$ 20 milhões.

Na época, seu advogado disse que, por causa do processo, Oviedo perdeu a oportunidade de chegar à presidência da república em 1998, quando teve de deixar sua candidatura para o seu companheiro de chapa, Raúl Cubas, que acabaria eleito.

Lino Oviedo era filho de Ernesto Oviedo, ex-combatente da guerra do Paraguai e Bolivia, de 1932 a 1935, e da revolução de 1947.

25 comentários:

Mao Sampaio disse...



Pode ter certeza de quem mando matar não é melhor do que ele. O EUA monto uma base militar no Paraguai a alguns anos atrás, o narcotráfico é forte. São muitas as teorias.

Sérgio Orden disse...



A ESQUERDA PODRE DO PARAGUAI, IGUAL A DO BRASIL JÁ COMEÇOU A MATAR OS ADVERSÁRIOS DO BISPO CORRUPTO.

Carlos Reichert disse...



Literalmente. Derubaram o cara.

Immanuel Kant disse...



"Toda forma de Poder é uma forma de morrer por NADA...".

Marcos Cavalcante disse...



Muito cuidado na investigação desse MISTERIOSO acidente. Não podemos descartar a hipótese de sabotagem e atentado político. Aqui em Brasília a Polícia Civil do DF, de forma lamentável, deplorável e lastimável, após uma ESTRANHA troca de delegados, insistiu em ACOBERTAR e BLINDAR os principais suspeitos do planejado, premeditado, cruel e covarde ASSASSINATO do meu irmão Marcelo Oliveira Cavalcante, ex-assessor da ex-governadora Yeda Crusius do RS, que apareceu boiando em condições MISTERIOSAS as margens da ponte JK, no dia 17/02/09, mas teve um FORJADO e FARSANTE desfecho de SUICÍDIO, acredite!

Marcos Cavalcante disse...



ESTRANHAMENTE, após o governador de Brasília, Agnelo Queiroz do PT, tomar posse a delegada que, sem a menor vergonha, encerrou o inquérito policial como suicídio foi transferida para a Secretaria de Transparência e Controle do DF, enquanto o delegado que falou em MASCARAMENTO e rapidamente suspeitou da “viúva-alegre”, pega várias vezes em contradições e mentiras, foi transferido para uma das piores delegacias de Brasília, Planaltina, distante uns 40 km do centro de Brasília.

Marcos Cavalcante disse...



E o pior de tudo é que a Polícia Civil do DF, o Governo Agnelo Queiroz (PT-DF), o Governo Tarso Genro (PT-RS) e principalmente a grande mídia gaúcha se calaram de forma covarde em relação ao caso e adotaram um ensurdecedor silêncio. Cadê a imprensa do Brasil? Brasil, país sem futuro, com imprensa chapa branca, com polícias políticas e sem justiça! Marcos Cavalcante, irmão de Marcelo

Wolfram Sievers disse...



O MOSSAD EXPLODIU O HELICOPTERO DE LINO OVIEDO... OLHEM O PORTAL REDE VOLTAIRE!

Edmilson Silva disse...



QUE MARAVILHA, PORQUE ISSO NAO ACONTECE AQUI NO BRASIL COM ESSES POLITICOS CANALHAS DQUI?

Jayme Loureiro disse...



Estou de pleno acordo Edmilson, já imaginou quantos helicópteros precisariam cair...rs...rs

Felipe disse...



Vamos acreditar que só foi um "acidente".

Sergio Santos disse...



CARAMBA ? PENSEI que era o RENAN ,SARNEY e o COLOR .QUE AZAR !

Jayme Filho disse...



O Capeta não está preparado para recebê-los............ infelizmente

Gerson A.s.gallo disse...



Morte morrida ou morte matada? Sei não, mas apesar de toda falsidade paraguaia la parece ter mais machos(mesmo que falsos) do que aqui no Brasil.

Wecsley Lopes disse...



Inocente é quem acredita que foi acidente. É impressionante que até hoje as pessoas não tiveram conta que certas forças, ainda dominam.

Joel Filho disse...



Este sujeito já deve ter cometido muitos crimes contra a humanidade em seu país de origem! Duvido muito que tenha sido um simples acidente... Deve estar sendo difícil para a família dele, contudo para o país é menos um guerrilheiro em busca de poder a qualquer preço.

Luis Val disse...



Que grande perda ! ! ! pro inferno ....já pro nosso planeta....um lucro incrível.;... pro inferno Oviedo, se Satanás te aceitar, é claro...

Pablo disse...



BOMBA!!! DENUNCIA!!! O ministro Teori Zavascki recém nomeado no STF já está com o voto pronto pra absolver o Dirceu, Genoino e Delubio no novo julgamento por ter tido 4 votos favoráveis a eles, ele foi escolhido depois que aceitou essa condição pra ser indicado pro STF. Então depende só do voto desse ministro escolhido a dedo pra livrar a quadrilha do regime fechado. Vamos protestar pois a mafia esta colocando membro até no STF pra fazer a vontade deles.

Marcelo Cotrim disse...



Vai ver usava peças falsificadas paraguaias na manutenção. E provavelmente esse helicóptero deve ter sido roubado no Brasil.

Lotter disse...



Ele foi assassinado. Alvo de sabotagem. Vocês não conseguem nem mentir mais.

Miquelangelo disse...



Infelizmente essas coisas não acontecem com políticos brasileiros, né

Antonio Silva disse...

me desculpem os politicos felizmente menos um picareta no planeta tive o desprazer de o conhecer

Achoque Brasil disse...



o povo paraguaio tem mais sorte (e mais competência)que nós brasileiros, lá os polticos bandidos morrem,´ou são depostos pela justiça, aqui eles são eleitos presidentes do país, da câmara,do senado, etc...

Romero Oliveira disse...



Menos um corrupto prá disputar a eleição no Paraguai... Lamente-se que ainda exista vários corruptos no páreo....ro Oliveira

Jayme Filho disse...



NO céu não tem impunidade nem brasileiro para dar um "jeitinho".. já deve estar na sala de estar do inferno!!!!!!! Golpista!!

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...