Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Lago de águas azuis a 2°C é um dos lugares mais frios para mergulhar

Silfra, na Islândia, tem visibilidade de 100 metros abaixo da superfície.
Local fica entre dois continentes e tem escassa vida aquática.

Do G1, com a Associated Press
12 comentários
Lagoa de Silfra, na Islândia, paraíso do mergulho (Foto: AP Photo/Jim Heintz)Mergulhadores na Lagoa de Silfra, na Islândia (Foto: AP Photo/DIVE.IS, Louis Kotze)
 
Um paraíso do mergulho, com águas que mesclam tons intensos de verde e azul, tão claras que a visibilidade excede 100 metros abaixo da superfície. O cenário lembra Caribe, mas se trata de um lugar a milhares de quilômetros dali.

Localizada na Islândia, a 45 minutos da capital, Reykjavik, a Lagoa de Silfra é um dos lugares mais frios do mundo para mergulhar. A temperatura da água, de apenas 2°C, não desencoraja os turistas que vão até lá para lá.

Nadar ou mergulhar por lá é um pequeno choque para a pele, mas uma experiência incrível para os olhos. A surpreendente claridade, e talvez a vontade de desbravar águas subárticas, transformaram Silfra em um lugar popular para esse esporte normalmente associado com lugares tropicais.
Louis Kotze, instrutor de mergulho, na Lagoa de Silfra, na Islândia, paraíso do mergulho (Foto: AP Photo/Jim Heintz)Louis Kotze, instrutor de mergulho, do lado de fora de Silfra (Foto: AP Photo/Jim Heintz)
 
Outro atrativo é o turista poder contar para os amigos que nadou entre dois continentes. Silfra é uma fissura que fica em Thingvellir, um vale que foi formado à medida que as placas tectônicas continentais da Europa e da América do Norte lentamente se separaram.

Para quem pratica snorkel, a atividade em Silfra dura de 30 a 40 minutos. Mais do que isso e a água gelada passa a machucar o rosto. As roupas especiais cobrem tudo, menos a face e as mãos.

Lagoa de Silfra, na Islândia, paraíso do mergulho (Foto: AP Photo/DIVE.IS, Louis Kotze) 
Lagoa de Silfra (Foto: AP Photo/DIVE.IS, Louis Kotze)
 
Mas a parte mais fria da jornada é na superfície. Não há ambientes para trocar de roupa, e é preciso ir até um estacionamento onde venta bastante.

Outra desvantagem é a escassa vegetação e os poucos peixes que nadam nas águas transparentes. Mergulhadores que apreciam a abundante vida aquática e a palheta de cores dos corais de outros lugares às vezes reclamam dessa lacuna de Silfra.

Banheiro para vikings

Thingvellir tem também importância histórica para os islandeses. Clãs de vikings escolheram o vale para celebrar suas assembleias anuais a partir do ano 930, formando o primeiro parlamento do mundo.


Nessa época, as águas do lugar tinham uma função bem menos atrativa: eram usadas como banheiro pelos vikings.

O vale é parte de uma rota quase obrigatória pelo "Círculo Dourado" de maravilhas naturais do país, que inclui ainda a cachoeira de Gullfoss e o campo termal de Geysir.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...