Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Jovem de comunidade do Rio ganha bolsa em letras e quer ensinar inglês

Kamila Silva, de 23 anos, mora na comunidade do Caju, na Zona Norte.
'Idioma abre portas, mas curso é muito caro', diz estudante.

Kamila da Costa Silva, de 23 anos, vai estudar letras  (Foto: Divulgação/ UVA)Kamila da Costa Silva, de 23 anos, vai estudar letras (Foto: Divulgação/ UVA)
 
Moradora da comunidade do Caju, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Kamila da Costa Silva, de 23 anos, está ansiosa para a chegada do mês de março e o início das aulas do curso de letras. Vai ser a segunda vez que ela vai iniciar uma graduação. 

A primeira, em turismo, ela teve de abandonar após cursar seis meses pois não tinha condições de pagar, mesmo com o desconto de 30% ofertado pela instituição. Agora nada a impede de conquistar o diploma, o primeiro de nível universitário da família. Kamila ganhou uma bolsa de estudos integral da Universidade Veiga de Almeida (UVA), após vencer um concurso, e vai poder realizar um de seus sonhos, o de se formar em letras com habilitação em inglês para lecionar.
 
O outro sonho de Kamila é criar uma escola de idiomas na comunidade do Caju e oferecer aulas gratuitas de inglês. "Quero viajar um pouco, conhecer outras culturas, ser professora e abrir uma escola. Aqui na comunidade não tem escola de inglês, e o idioma abre muitas portas. O curso é caro e muita gente não tem condições de pagar."

A bolsa na faculdade foi o prêmio do concurso “Um milhão de possibilidades para tornar o seu sonho realidade”, promovido pela Rede Ilumno. Na primeira parte da disputa, Kamila escreveu sua história e pediu votos pelas redes sociais, teve o melhor desempenho: 748 votos. Depois, ela passou por uma entrevista.

Moro em uma comunidade carente,  e tenho certeza que as pessoas teriam interesse em aprender inglês, e nada como uma oportunidade para mudar a vida de alguém"
Kamila da Costa e Silva, estudante
A estudante nasceu na Paraíba, onde foi criada pela avó. Mudou-se para o Rio de Janeiro há cinco anos para estudar e trabalhar. Ela atua como jovem aprendiz em uma empresa de telefonia móvel.

“Na Paraíba morava num vilarejo muito pequeno, não tem nem muita circulação de ônibus, é tudo mais difícil.”

A mãe trabalha como empregada doméstica, e o padrasto é motorista, com o pai não tem contato. 
Na história sobre sua vida, a jovem falou das dificuldades e principalmente da vontade de aprender inglês para ensinar.

“Estudei inglês como bolsista em vários cursos, sei o quanto é difícil conseguir uma bolsa. Moro em uma comunidade carente, mas tenho certeza que as pessoas teriam interesse em aprender inglês, e nada como uma oportunidade para mudar a vida de alguém”, diz a jovem. 

“Na redação deixei claro que meu maior sonho era me tornar professora de inglês, adoro ensinar. Escrevi o que é verdadeiro. Estou muito feliz e sou exemplo de que todo mundo pode chegar aonde quer.”

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...