Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Inflação em janeiro é a mais alta nos últimos dez anos

Alimentos, carros e cigarro puxaram índice.
Desconto na conta de luz não foi suficiente para segurar IPCA.

Edney Silvestre Rio de Janeiro, RJ

Puxada pela alta nos alimentos, a inflação oficial subiu em janeiro. Foi a mais alta em dez anos para o mês. Ao dar uma volta no supermercado, lá estão os principais responsáveis pela inflação: tomate (+26,15%), batata inglesa (+20,58%) e cebola (+14,25%).

O clima prejudicou as safras e reduziu a oferta de vários alimentos, que responderam por mais da metade da inflação no mês. Por causa do aumento do IPI, os carros novos e o cigarro também pesaram no índice.

As contas de energia elétrica ficaram mais baratas (3,91%), refletindo parte da redução de tarifa anunciada no fim do mês. O desconto, no entanto, não foi suficiente para segurar o IPCA, que fechou janeiro com alta de 0,86%. No acumulado de 12 meses, já chega perto do teto da meta do governo, que é de 6,5%.

“A inflação no curto prazo está resistente. O Banco Central tem demonstrado essa preocupação. Nós veremos inflações mais baixas a partir de fevereiro. A inflação deve ser ligeiramente menor que a metade da inflação de janeiro, em fevereiro. Nos meses seguintes, veremos uma inflação mais bem comportada”, diz o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Um aspecto chamou a atenção dos economistas: em janeiro, mais produtos tiveram aumento de preços, o que mostra uma inflação mais disseminada e também mais difícil de controlar.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...