Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, fevereiro 02, 2013

Ex-dirigente do Atlético-GO é preso pela morte de cronista esportivo

Empresário Maurício Sampaio é apontado como mandante do crime.
Valério Luiz foi morto em julho, ao sair da rádio onde trabalhava, em Goiânia.

Depoimento de Maurício Sampaio durou mais de três horas  (Foto: Lailson Duarte/O Popular) 
Maurício Sampaio foi detido no apartamento onde
mora coma família (Foto: Lailson Duarte/O Popular)
 
A Polícia Civil prendeu na tarde deste sábado (2) o empresário e ex-vice-presidente do Atlético-GO Maurício Sampaio, suspeito de ser o principal mandante do assassinato do cronista esportivo Valério Luiz. A prisão aconteceu no apartamento onde o suspeito mora, no Setor Marista, bairro nobre de Goiânia. A vítima foi morta a tiros na porta da rádio onde trabalhava, no Setor Serrinha, na capital, em julho do ano passado.

O G1 tenta contato com a defesa de Maurício Sampaio. Procurado pela reportagem do G1, o irmão do empresário não quis comentar o assunto.

O ex-vice-presidente do Atlético foi alvo de duras críticas de Valério Luiz. Nos programas de rádio e de televisão dos quais participava, o cronista criticou várias vezes a atuação da diretoria atleticana. As emissoras onde ele trabalhava, inclusive, estavam proibidas de entrar na sede do clube. 

De acordo com o delegado da Delegacia de Investigação de Homicídios (DIH) Hellyton Carvalho, um dos responsáveis pela investigação, a prisão de Maurício Sampaio foi motivada pelo depoimento de um dos três suspeitos de executarem o crime. Um açougueiro, um policial militar e um suposto funcionário de Maurício Sampaio foram presos na manhã de sexta-feira (1º). De acordo com a polícia, o açogueiro confessou ter atirado no cronista. 

O delegado afirmou que o açougueiro forneceu informações importantes que apontam o ex-vice-presidente como o principal mandante da execução. “Nesse momento, ele realmente é o principal suspeito de ser o mandante. E, se for confirmada essa participação, ele irá responder sob prisão provisória até a decisão da Justiça. Não podemos dar mais detalhes para não atrapalhar as investigações”, declara o delegado.

Segundo a Polícia Civil, Maurício Sampaio está detido em uma cela especial na Delegacia de Investigação de Homicídios, onde deve prestar esclarecimentos na próxima segunda-feira (4). “Ele nega participação no crime, mas estamos investigando o caso para concluí-lo o mais rápido possível”, enfatiza o delegado Hellyton Carvalho.

Em agosto do ano passado, o ex-dirigente do Atlético-GO prestou depoimento sobre o caso e negou relação com o assassinato. "O depoimento dele acrescentou muito nas investigações. Ele disse que tomou conhecimento do assassinato através da imprensa e que não tinha nenhuma relação com ele. Ele estava tranquilo, calmo, e foi chamado aqui só como testemunha mesmo. Nós o chamamos pelos comentários que o Valério fazia e pela carta que foi endereçada aos veículos onde Valério trabalhava" explicou na época a delegada Adriana Ribeiro.

Valério Luiz foi morto a tiros, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) 
Valério Luiz foi morto a tiros, em Goiânia
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 
Execução

O radialista Valério Luiz, de 49 anos, filho do também comentarista esportivo Manoel de Oliveira, conhecido como Mané de Oliveira, foi assassinado, na tarde do dia 5 de julho do ano passado, quando saía da rádio onde trabalhava, na Rua C-38, Setor Serrinha, em Goiânia


Segundo as investigações, uma moto se aproximou e disparou seis tiros contra a vítima.
Valério chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O cronista esportivo faria 50 anos no último mês de dezembro.

Prisões

De acordo com a delegada Flávia Andrade, da Delegacia Investigações de Homicídios, na linha de participação na morte do cronista esportivo estão o executor e o homem que teria contratado o serviço. A terceira pessoa presa na sexta-feira é um policial militar suspeito de atrapalhar as investigações. Detido na Academia da Polícia Militar (PM), durante o depoimento, ele preferiu não se pronunciar.


Na sexta, a polícia não havia divulgado oficialmente o nome do suspeito de encomendar o homicídio. "Com relação ao mandante do crime, a gente tem informação passada pelo açougueiro apenas de que o contratante comentou com ele que o crime havia sido encomendado pelo patrão, porém sem citar nomes", explicou a delegada.

Ex-dirigente do Atlético-GO havia prestado depoimento em agosto de 2012, Goiás (Foto: Diomício Gomes/O Popular) 
Ex-dirigente do Atlético havia prestado depoimento em 
agosto de 2012 (Foto: Diomício Gomes/O Popular)
 
O homem suspeito de contratar o açougueiro a mando do patrão prestou depoimento na sexta e negou participação no crime. Questionado se trabalhava para um ex-dirigente do Atlético-GO, respondeu que não.

À polícia, o suspeito de atirar em Valério Luiz contou que mora na casa do ex-vice-presidente do Atlético-GO, Maurício Sampaio, mas não como funcionário e sim devido a uma relação de amizade. O imóvel, no Setor Serrinha, fica quase em frente à Rádio Jornal 820 AM, onde Valério trabalhava, e próximo à cena do crime.

De acordo com promotor do Ministério Público Paulo Santos, que acompanhou o depoimento, ele não paga aluguel para morar na casa, situada em uma das regiões mais nobres de Goiânia. "Ele cuida das piscinas e disse que tantos os caminhões dele quanto os caminhões do Maurício ficam lá", relatou.

Flávia Andrade confirmou o fato de o preso morar quase em frente à cena do crime. "O suspeito, por ter uma relação íntima de amizade e negociação com Maurício Sampaio, ficava na casa, não pagava aluguel e tomava conta da propriedade", afirmou a delegada.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...