Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Enchentes: 100 famílias devem ser remanejadas este ano








 https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=9ad2b28fc2&view=att&th=13d1cc96918dc8ec&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_hdosa4xd1&safe=1&zw&saduie=AG9B_P8OUc_GsgW1gOFg7Nf_wanD&sadet=1361989006716&sads=83GWQhvmX-xNcCpSypjzhszlq9E


A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Parauapebas (Comdec) estima que cerca de 100 famílias devam ser remanejadas para abrigo público este ano, em virtude das enchentes. A previsão leva em consideração um levantamento realizado pela repartição, que já adotou medidas para atender aos atingidos pelas cheias.

Segundo Pedro Jaques, coordenador da Defesa Civil, o abrigo público que irá receber as famílias está em fase final de construção, no bairro Cidade Jardim. A área de 1.100 m2 receberá infraestrutura necessária para acolher as famílias. “Estamos construindo um abrigo decente, com estrutura de madeirite, banheiros e espaço de lazer para as crianças”, afirma o coordenador.

De acordo ainda com Pedro Jaques, até agora nenhuma família teve que deixar sua casa, tendo em vista que o nível do rio Parauapebas até a última terça-feira (26) estava em 6 metros e 20 centímetros – índice considerado relativamente baixo para este período. “Estamos monitorando o nível da água do rio todos os dias. A previsão é de chuva para esta semana e enchente para a primeira quinzena de março. Teremos situação de emergência apenas quando o nível do rio atingir os 9 metros”, explica.

Ações

Nos primeiros 45 dias do ano, a Comdec vistoriou e mapeou áreas de risco, com enfoque principal nos locais com histórico de desastre relacionado a chuvas. As visitas técnicas ocorreram no Morro do Macaco I, onde foram diagnosticadas três famílias em situação de risco elevado, o que levou a Coordenadoria a levantar um laudo técnico que foi encaminhado aos órgãos competentes para as devidas providências.


No Morro do Liberdade II, os agentes identificaram uma família em situação de emergência, por causa do risco de enxurradas, desmoronamento e desabamento. Já no Morro da Chácara das Nuvens, foi realizado monitoramento das famílias em situação crítica, além da atualização de todas as áreas de risco do município.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil conta ainda com uma rede de parceiros, como Corpo de Bombeiros e secretarias municipais de Habitação, de Obras, de Assistência Social e de Serviços Urbanos. A Comdec está no prédio da Semob, no bairro Beira Rio. O telefone é o 3356-2597.



Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 253 | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...