Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Culturas alemã e italiana moldam turismo e costumes no Vale do Itajaí

Região é formada por 49 cidades que agregam diferentes culturas.
Construções de enxaimel, cavernas e turismo de aventura são atrações.

Oktoberfest (Foto: Marcelo Martins/Divulgação)Oktoberfest é tradicional e reflete cultura alemã em Blumenau (Foto: Marcelo Martins/Divulgação)

Não é à toa que a região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é conhecida como Vale Europeu. A região, composta por 49 cidades, foi colonizada por imigrantes europeus, principalmente alemães e italianos, e a tradição se reflete na arquitetura, nas festas, na música, dança e costumes. A natureza da região também traz outras opções para amantes do ecoturismo e do turismo de aventura.

A região é composta por 49 cidades, entre as principais estão Blumenau, Botuverá, Pomerode, Brusque, Rio do Sul, Ibirama e Gaspar, embora todas são reflexo dessa colonização e características.

A principal cidade do Vale é Blumenau, fundada em 1850. Casas em estilo alpino e enxaimel, típicas da arquitetura alemã, exibem jardins floridos, sobretudo em bairros como a Vila Itoupava, a 25 km do Centro. As festas são outra tradição na cidade. Desde 1984, ocorre a Oktoberfest, uma das mais tradicionais festas da cultura alemã do país.

Danças e competições típicas são atrações diárias da festa (Foto: Martin Rumberger/Divulgação) 
Danças e competições típicas ocorrem durante
Pomerana (Foto: Martin Rumberger/Divulgação)
 
Outra cidade que se assemelha a Blumenau é Pomerode. Além do sotaque e hábitos gerânicos da população, a cidade possui mais de 300 casas de enxaimel, segundo a Santur. 

Entre os 15 municípios que integram o Roteiro Nacional de Imigração, Pomerode é a que mais possui bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  

Para quem quer visitar a cidade, há opções de passeios de charrete ou em bicicletas alugadas no portal turístico. A festa tradicional é a Pomerana, que celebra a vinda dos imigrantes da Pomerânia, uma região que ocupava o Norte da Alemanha e a Polônia.

Cavernas em Botuverá impressionam (Foto: Rogério Câmera/Santur) 
Cavernas em Botuverá impressionam
(Foto: Rogério Câmera/Santur)
 
A cidade de Botuverá possui uma atração à parte. A colonização é de origem italiana, mas são as belezas naturais que impressionam. Grutas abrigam esculturas naturais, formadas ao longo de milênios e visitadas por turistas do mundo inteiro. 

A Caverna de Botuverá é a maior do Sul do país e possui mais de mil metros de salões cobertos por estalactites, estalagmites e flores de aragonita. 
O Parque Municipal das Grutas de Botuverá fica a 15 km do centro da cidade.

Cachoeiras estão entre as opções da cidade (Foto: Prefeitura Municipal de Ibirama/Divulgação) 
Cachoeiras estão entre as opções de Ibirama
(Foto: Prefeitura Municipal de Ibirama/Divulgação)
 
Outra opção de turismo é a cidade de Ibirama, conhecida pela prática de esportes radicais. 

Além de abrigar a maior tirolesa urbana do Brasil, que percorre mil metros sobre a cidade, o local possui corredeiras, cachoeiras e montanhas que são propícias para a prática de esportes como rafting, rappel, trekking e canyoning. Locais para vôos de asadelta, parapente, entre outros, também são estão entre as opções dos visitantes.

Já Brusque e Rio do Sul são paradas frequentes para o turismo de compras, já que abrigam diversas indústrias têxteis e shoppings estruturados para receber visitantes.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...