Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Aluno consegue liminar para estudar na USP sem concluir o ensino médio

Adolescente de Bebedouro cursará ciência da computação em São Carlos.
Decisão judicial saiu no último dia de matrícula para universidade.

Leonardo foi recepcionado pelos veteranos na USP em São Carlos (Foto: Arquivo Pessoal) 
Leonardo foi recepcionado pelos veteranos na USP
no último dia de inscrição (Foto: Arquivo Pessoal)
 
A família do estudante de Bebedouro (SP) Leonardo Ferraz Ribeiro, de 17 anos, conseguiu na Justiça o direito de matricular o adolescente no curso de ciência da computação, na Universidade de São Paulo (SP), em São Carlos (SP) mesmo sem ele ter concluído o ensino médio. A decisão da juíza foi despachada na terça-feira (19), mesmo dia em que a universidade concluiria as inscrições dos alunos. A família precisou correr para assegurar a sonhada vaga no ensino superior.

"A ficha ainda não caiu. É maravilhoso, incrível. Agora é só comemorar", resumiu o estudante. O adolescente, que desde pequeno gosta de estudar, disse que vive um sonho e irá dedicar o máximo ao curso. "Quero continuar estudando como sempre fiz, quero fazer muita pesquisa e espero depois ter uma boa colocação no mercado de trabalho", comentou.

O pai do estudante, Anadir Ribeiro Júnior, narrou a correria da família para conseguir inscrever Leonardo na USP. Segundo ele, os momentos foram dramáticos. A família vive em Bebedouro, mas o despacho foi dado por uma juíza da Jaboticabal (SP), que fica a 111 quilômetros de São Carlos. 

"A decisão saiu às 14h e nós tivemos que correr. Chegamos à USP por volta de 16h30 e a inscrição seria feita até as 17h", contou o advogado. Como chegou ao local da inscrição faltando apenas meia hora para o encerramento, o estudante foi o último a garantir a vaga.

O primeiro pedido feito pela família para que o adolescente pudesse se inscrever na universidade foi negado pela juíza. "Isso aconteceu na quinta-feira (14). Depois, essa juíza saiu de licença e nós fizemos um aditamento pedindo a reconsideração da decisão. A juíza substituta se interessou pelo caso e decidiu de outra forma", afirmou Ribeiro Júnior.

"Não tinha mais nenhum bicho na USP, ele foi o último mesmo, número 98 de 100 pessoas que passaram. Outras duas pessoas desistiram", contou o pai. O jovem recebeu trote dos veteranos e ruma para São Carlos na segunda-feira (25), quando as aulas terão início. "Ele vai morar com a irmã mais velha, que faz psicologia na UFSCar. Já tem lugar para ficar, está tudo certo. Isso é algo que nos deixa mais tranquilo", concluiu Ribeiro Júnior.

Estudante sempre gostou de estudar e coleciona medalhas em olimpíadas de física (Foto: Arquivo Pessoal)Estudante sempre gostou de estudar e coleciona medalhas em olimpíadas de física (Foto: Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...