Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

27 termelétricas esperadas para 2012 atrasaram, mostra Aneel

Segundo Aneel, das 57 térmicas previstas, só 30 cumpriram cronograma.
Dependência da energia térmica vai aumentar no Brasil, segundo governo.

Fábio Amato Do G1, em Brasília
59 comentários
 
Quase metade das novas usinas termelétricas previstas para 2012 não entrou em operação, aponta levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No total, 27 das 57 usinas desse tipo que deveriam estar disponíveis para começar a gerar energia no ano passado não conseguiram cumprir o cronograma.

Com o atraso das 27 usinas, o país deixou de contar com até 3.154,17 megawatts (MW) de energia térmica nova justamente quando os reservatórios das hidrelétricas do país atingiram, no fim de 2012, o menor nível dos últimos dez anos - no início de janeiro de 2013, os índices de armazenamento foram semelhantes ao do período pré-racionamento de energia (2001).


Esses 3.154,17 MW equivalem a 65,4% do total da capacidade de geração das 57 termelétricas programadas para entrar em operação em 2012. As outras 30 usinas que começaram a funcionar no ano passado têm potência somada de 1.670,08 MW.

O fato de uma usina térmica estar pronta para funcionar não significa que ela vai gerar energia, já que no Brasil esse tipo de empreendimento normalmente só é acionado quando os lagos das hidrelétricas estão baixos. Entretanto, pelo menos entre outubro e dezembro de 2012, o país foi obrigado a despachar todas as termelétricas disponíveis para dar conta da demanda por energia e ajudar a encher os reservatórios.

Usinas termelétricas previstas, mas que não entraram em operação em
2012

Gabriel Passos
MC2 Camaçari I
MC2 Catu
MC2 Dias D' Ávila 1
MC2 Dias D' Ávila 2
MC2 Feira de Santana
MC2 Senhor do Bonfim
Palmeiras de Goiás
Petroquimicasuape
Porto do Itaqui
Porto do Pecém I
Refeinaria Presidente Getúlio Vargas
Suape II
Água Emendada
Araguari
BBF Tefé
BEN Bioenergia
Cachoeira Dourada
CEM
Chapadão Agroenergia
Eldorado Brasil
Jataí
Guaçu
Morro Vermelho
Pioneiros II
Sepé Tiaraju


Mudança em leilões

O G1 procurou o Ministério de Minas e Energia e questionou o impacto do atraso dessas obras para a garantia do fornecimento de energia no Brasil, principalmente em um cenário de queda nos reservatórios das hidrelétricas. Até a publicação desta reportagem, porém, não obteve resposta.

O diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, admite que os atrasos, que já haviam acontecido em 2011, geram preocupação. “Claro que preocupa. A gente não quer atraso nenhum. Queremos que tudo entre na data certa”, disse ele.

Segundo Hübner, boa parte das térmicas que atrasaram a operação são movidas a carvão, contratadas em leilão chamado A-5, e que deveriam começar a gerar a energia depois de cinco anos mas, na verdade, acabaram contando com prazo inferior e insuficiente.

Isso acontece porque o governo costuma adiar esse tipo de leilão para tentar garantir o máximo de participação de usinas hidrelétricas, que têm energia mais barata. Entretanto, o prazo para a entrega da energia não muda com os adiamentos, e as usinas acabam tendo menos tempo para concluir as obras.

Segundo Hübner, o governo estuda antecipar os leilões de contratação de energia, ou mesmo dividí-los ao longo do ano, para evitar que esses atrasos aconteçam. Ele apontou ainda que a Aneel revogou no ano passado a autorização de seis termelétricas, ligadas ao grupo Bertin, por atrasos nas obras.


Térmicas ganham importância

De acordo com a Aneel, o Brasil tem hoje 1.623 usinas térmicas, movidas a combustíveis como óleo, gás natural e biomassa, com potência somada de 35,5 mil MW – valor que equivale a 27,5% do total da energia gerada no país (121,7 mil MW).

Os atrasos nesses empreendimentos causam preocupação adicional, já que a tendência, segundo representantes do próprio governo, é que nos próximos anos o Brasil passe a utilizar – e a depender – cada vez mais energia térmica.

Isso acontece por conta da decisão do governo de optar por empreendimentos no setor que gerem menos impacto ambiental, como no caso das usinas a fio d’água (sem reservatório) e de energia eólica.

Se faltar chuva ou vento, essas usinas param de funcionar. As usinas térmicas entram justamente para garantir o fornecimento de energia nessas situações.

26 comentários:

John Doe disse...



Qual e a novidade?? O que neste governo sai no prazo e preco combinados??? Deveriam colocar o Tiririca no planejamento pois ate palhaco faz melhor.

João Burim disse...



Veja um exemplo clássico: a transposiçao do Sao Francisco. Já custou 8 bilhoes e o unico treco concluido com sucesso foi feito pelo exercito, sem custo de mao de obra. Outros pequenos trechos concluidos deverao ser refeitos em razao da má qualidade dos serviços. Até um tunel foi construido erradamente, desabou e estao fazendo outro, paralelo. Quer mais? A ferrovia norte/sul, onde estará, com tantos desvios? Mais uma? Refinaria Abreu e Lima em parceria com a estatal PDVSA, sabe de quem? do Chaveco venezuelano que ainda nao investiu um centavo. etc.etc.

Carlos Silva disse...



ACORDA . MINISTÉRIO . DAS . MINAS . DE . ENERGIA . TODO . ANO . RESERVATÓRIOS . FICAM . COM . NÍVEIS . MAIS . CRÍTICOS . DE . AGUÁ . UM . ANO . VAI . SECA . AI . FICAREMOS . COM . APAGÃO . . . . . .

Massantino Filho disse...



O apagão será na copa e olimpiádas.

Massantino Filho disse...



Mais na COPA E OLIMPIADAS, o que vai acontecer, será mais ou menos assim: Onde tiver jogo ou prova, não terá problemas, mais onde não ouver midia nem reporteres internacionais, teremos apagões e falta de energia e até de aguá ! Querem fazer uma aposta comigo? Não é brincadeira, isso vai acontecer, podem escrever isso num lugar que voces não joguem fora e na epoca das olimpiadas voces verão, esse e o PARTIDO VERMELHO, e assim que ele age, não faz e ainda põe a culpa no alto consumo da população.

Amarildo Cabral disse...



Não construímos hidrelétricas (anergia limpa) e vamos para as termelétricas (imundície). Parabéns Presidenta!

Carlos Silva disse...



GOVERNO . DAS . PLACAS . DE . PUBLICIDADE . OBRAS . MESMO . QUE . SÃO . URGENTE . ' ' ' . NADA . ' ' ' '

Carlos Silva disse...



As usinas térmicas a gás natural geram menos poluição deveriam ter prioridade, o que não pode é esperar um apagão no Brasil inteiro por falta de usinas . .

Aparecido Lopes disse...



Num país desta grandeza, as coisas só funcionam redondinhas se for a ferro e fogo. A passos de uma ditadura.

Ana Freitas disse...



o problema é que o PT é incompetente e seus pensamentos arcaicos com um bando de ladrões acompanhando essa mentalidade. Só sabem criticar os países desenvolvidos, mas aqui não resolvem nada, continuamos lá na rabada em classificação de qualquer pesquisa.

Marcos Ficarelli disse...



Responda Dilma: Quanto daquele diesel importado está sendo gasto para rodar essas usinas? Será ele todo o prejuizo do Brasil? Faça uma boa represa, e ela "represará" energia para todo o país. Nota: Construir uma termoelétrica é uma baba, moleza: motor e alternador, só. Então: estão demorando o quê?

Boanerges Filho disse...



O PT criticou FHC até conseguir o poder. Quantos apagões já existiram no governo do PT?

Jose Carvalho disse...



gostaria muito saber o que vem dado certo no governo Dilma. A economia está de escada a baixo. A produção industrial é pífia. A inflação está aí, acredito até manipulada. Estou ficando com medo de repetirmos o governo Sarney, Collor e outros onde tudo era de mentirinha.

Adriano Soldera disse...



por incrilvel que pareça é o emprego qua ainda esta elevado,e as bolsas familia escola só

João Burim disse...



é que agora flanelinha é considerado emprego.

Antonio disse...



O país está descendo a ledeira em ritmo acelerado. Cuide-se quem puder!!

Leandro Jb disse...



Nos últimos 10 anos, o PIB da China cresceu 170%, da Índia: 115%, do Peru: 88%..... Brasil: 43% nesse ritmo, daqui alguns anos vamos sair fora das dez maiores economias.

Miquelangelo disse...



A maldita incompetência brasileira de sempre! E as usinas nucleares? Saem ou não saem? Aqui não existem terremotos, vulcões, tornados e nem tsunamis para colocá-las em risco não. Além de serem altamente tecnológicas o que gera "know-how" ao país, são mais econômicas e menos poluentes com zero de emissão de gases do efeito estufa. Angra 3 está se arrastando há quase 30 anos! Eita paisinho do cão!

Boanerges Filho disse...



Se o PT vive se vangloriando de crescimento deve agradecer a FHC que zerou a inflação e colocou o Brasil nos trilhos. O PT só é bom para criticar e fazer listas de obras. "Nuanca antes na história deste pais tivemos tantos apagões; de todo tipo".

Tadeu Santos disse...



A partir do momento que o governo brasileiro passar a investir de fato em energias renováveis e em repontencialização, não precisará mais de térmicas, principalmente a carvão mineral, o mais degradante combustível fóssil conhecido pela humanidade!

Antonio disse...



Parabéns ao país da ilusão. Carnaval já chegou e em breve teremos as copas. Vamos brincar e beber, pessoal. É só alegria!!!!!!!!!

Frank Pimenta disse...



Governo do PT, nada funciona! É só promessa, tudo é para o futuro. Esse governo não inaugura nada, tudo é maquiagem. Acabar com a pobreza é parar de gastar dinheiro em publicidade, e dar emprego para quem precisa.

Claudio Santos disse...



Na época do regime militar tinhamos educação e segurança (veja o ranking dos colégios militares no ENEM). Hoje não temos nem oposição no governo, o PT dá ministérios para opositores e altos cargos para não ser importunado. Na época do FHC o PT era oposição, o Lula acabou com a oposição.

Donizeti Conceição disse...



A parte interessante disso tudo é que desde que a presidente Dilma sansionou a lei de custo de energia eletrica mais barato na minha cidade,mais precisamente no meu bairro falta energia tres vezes por semana e em media de 6 a 8 horas sem luz em cada uma destas faltas.

Leonardo Sebba disse...



Isso eles não levam em conta, eu mesmo reclamo direto que os 18% que dizem que vou ganhar, será mais óbvio que tudo, porque na minha ksa passou a faltar tb mais energia, então acaba sendo mais por direito de não consumir o descontão!!! que no caso é direito dos 30 anos pagos de juros da construção, e o governo publica como se fosse "bonus" ridiculo isso!! materia pra reeleição!! propaganda indireta para quem tem estudo, e direta paras os ignorantes!!!

Leonardo Sebba disse...



Outra novidade para o brasileiro???? só os trouxas mesmo! os desinformados, aqui tudo custa o dobro do de 200% de lucro, e ainda não sai como foi o planejado e ainda atrasa, porque até hoje tudo que foi feito é assim, seja no Governo da oposição e até mesmo no PT que era o que mais criticava, agora queria ver o Sr LULA dizer que isso é normal, a Senhora DILMA dizer que é normal, porque quando era da oposição questionava...até quando vamos aguentar isso! e depois querem que eu tenha orgulho dessa nação.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...