Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, janeiro 29, 2013

Texas executará primeira mulher nos EUA desde 2010

Ela foi condenada pelo assassinato de uma idosa durante assalto em 1997.
Esta será a quarta execução de uma mulher no Texas.


Kimberly McCarthy no corredor da morte nesta terça-feira (25) (Foto: AFP PHOTO / Texas) 
Imagem de Kimberly McCarthy no corredor da morte
divulgada nesta terça (Foto: AFP PHOTO / Texas)
 
Kimberly McCarthy será nesta terça-feira (29)  a primeira mulher executada nos Estados Unidos desde 2010, depois de ter sido condenada à morte no Texas (sul) pelo assassinato de uma idosa durante um assalto, informaram os serviços penitenciários. McCarthy, de 51 anos, é negra. Sua vítima, a professora aposentada de 71 anos Dorothy Booth, era branca.

A execução de McCarthy, que está no corredor da morte há 14 anos, está programada para esta terça-feira às 18h locais (21h de Brasília), depois que a Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou sua última apelação. A condenada, que receberá uma injeção letal, será a 13ª mulher executada desde a reinstauração da pena de morte nos Estados Unidos, em 1976.

Kimberly McCarthy foi condenada à morte pelo assassinato, em 1997, de sua vizinha Dorothy Booth perto de Dallas.

McCarthy foi declarada culpada de entrar à força na casa de Booth com o pretexto de pedir emprestado a ela um pouco de açúcar, segundo documentos judiciais aos quais a AFP teve acesso.
Depois atingiu a idosa com um candelabro, a apunhalou cinco vezes e cortou um de seus dedos para roubar um anel de diamantes.

Após o ataque, McCarthy saiu dirigindo o automóvel da vítima em busca de crack, vendeu o anel por 200 dólares e utilizou o cartão de crédito da falecida ao menos quatro vezes.
A promotoria também a acusou da morte de outras duas pessoas idosas. A primeira condenação de McCarthy, em 1998, foi revertida em apelação, mas confirmada em um segundo julgamento em novembro de 2002.

"Hoje, um caso como este, com um contexto de vício em drogas e outras circunstâncias atenuantes, poderia terminar sem pena de morte", disse Richard Dieter, diretor do Centro de Informação sobre a Pena Capital (DPIC). "Kimberly McCarthy foi condenada à morte quando o Texas condenava à morte 40 pessoas por ano. Hoje em dia, as penas de morte caíram a oito por ano", acrescentou.

Esta é a quarta execução de uma mulher no Texas desde 1976, de um total de 493, embora outras nove esperem no corredor da morte. Kimberly é a primeira mulher que será executada nos Estados Unidos desde a morte de Teresa Lewis no dia 23 de setembro de 2010 na Virgínia (leste), segundo dados do DPIC.

Diferentemente do que ocorre com os homens, as negras constituem uma minoria entre as mulheres executadas nos Estados Unidos: McCarthy será a terceira negra executada de um total de 13 mulheres, segundo o DPIC.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...