Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Presidente do PT chama parte da mídia de 'oposição extrapartidária'

Em encontro do partido, Rui Falcão voltou a defender regulação da mídia.
Entidades de empresas de comunicação não comentaram declarações.


O presidente nacional do PT, Rui Falcão, classificou nesta quarta-feira (30) parte da imprensa como “oposição extrapartidária” e disse que combater esse tipo de oposição é “um dos objetivos do PT”.  Falcão discursou em reunião da bancada do PT na Câmara, onde havia afirmado antes que partidos de oposição querem antecipar o “jogo eleitoral” ao criticar a presidente Dilma Rousseff.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) informaram que não vão comentar as declarações do presidente do PT.
A fala do petista ocorreu durante a defesa de um antigo pleito do partido, a regulação da mídia.
“E aqui, companheiros, sejamos francos. Quem é a oposição real no Brasil hoje? 

A oposição parlamentar? Os partidos que fazem oposição legitimamente? Há uma oposição mais forte e que não mostra a cara quando poderia fazê-lo. É o que eu chamo de oposição extrapartidária. E ela se materializa numa declaração que a imprensa veiculou. Não sei se foi a presidente da Associação Nacional de Produtoras de Revista, doutora Judith Brito, que disse com todas as letras: ‘Como a oposição não cumpre o seu papel, nós temos que fazê-lo’”, discursou o petista.
Maria Judith Brito foi presidente da ANJ por quatro anos, até 2012, e é atualmente vice-presidente. A ANJ disse que também não comentará a menção feita a Judith Brito.
Segundo Rui Falcão, o interesse do PT em regular a mídia se deve ao fato de os meios de comunicação serem “vitais para o desenvolvimento do país”. “Para que a liberdade de expressão se amplie, é preciso que não haja monopólio, que haja novos agentes produzindo informação livre”, disse.

Rui Falcão afirmou ainda que o partido não quer censurar, mas sim obter a “desconcentração do mercado”.

Para o presidente do PT, a “oposição extrapartidária [...] abarca setores da mídia monopolizada, abarca altos funcionários do Estado, distribuídos em vários órgãos do Estado, que se conluiam para fazer essa oposição que não se conforma em ter um presidente operário, em ter uma presidente que foi guerrilheira, que não se conforma, sobretudo, com a perda dos privilégios”.

Durante sua fala, o petista citou que setores da mídia “desqualificam” a política, o que poderia levar a “aventuras golpistas” no país.

“E quando a gente desqualifica a atividade política, a gente abre campo para as aventuras golpistas, a gente abre campo para experiências que no passado levaram ao nazismo, levaram ao fascismo e que queremos definitivamente afastar do nosso país. Abrem campo para o udenismo, que é a tradição golpista do Brasil. Então, combater esse tipo de oposição sem cara, mas com voz, é um dos objetivos do PT nessa conjuntura", disse.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...