Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, dezembro 31, 2012

O QUE A POPULAÇÃO DE PARAUAPEBAS ESPERA DA NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL EM 2013 ?

SERVOS, ESCRAVOS, SIGNIFICADO, ANTIGO TESTAMENTODaqui a algumas horas, o município de Parauapebas será contemplado com os novos servidores públicos eleitos no último dia 07 de outubro, onde os mesmos tomarão posse de seus respectivos cargos na Câmara Municipal.  

Vereadores e Prefeito e Vice-Prefeita.  Junto aos servidores eleitos pelo voto popular, tomarão posse, os coadjuvantes do Prefeito, que são os membros do 1º Escalão, que são seus secretários.  

Queremos na oportunidade, parabenizar a todos e desejar que os mesmos logrem êxitos em seus mandatos. 

Poucas pessoas sabem a verdadeira orígem da palavra "servidor público". Resolvi então, pesquisar nas fontes fidedígnas para quem deseja conhecer de forma científica a orígem dessa atividade tão nobre quanto ingrata, porque essa função exercida por homens e mulheres, vai além de uma "profissão" beirando a margem de um "sacerdócio". 

A ORÍGEM DA PALAVRA SERVIDOR:

Essa palavra vem do Latim SERVITIUM, “escravidão, servidão”, de SERVUS, “escravo”, possivelmente de origem estrusca. Esta gerou também o substantivo ”servo”, o adjetivo “servil”  e o verbo “servir”.
Quem presta serviços é um “servidor”. Portanto, a palavra "servidor" significa "servo" conforme descrito no texto abaixo.

Sendo assim, a população de Parauapebas, espera que em 2013, os novos SERVIDDORES PÚBLICOS exerçam suas atividades reconhecendo que os mesmos são servidores do povo que os escolheu de forma democrática através de seus votos nas urnas no dia 07 de outubro do ano findo. 

E que Deus abençoe a todos que logo mais estarão assumindo seus lugares na cerimônia de posse na Câmara Municipal de Parauapebas.  


 Significado de Servos no Antigo Testamento

Expressão Hebraica: ‘ebed

Um servo que dá sua vida voluntariamente como sacrifício pelos outros, um servo que obedece a seu mestre para agradá-lo, um servo que trabalha, ama e morre em nome de outros, pelo perdão dos seus pecados e a remoção de sua culpa. 


Esta é uma figura de um servo incomum. 

O servo em mente é o servo descrito nas “canções de Isaías.” A palavra hebraica para “servo” (‘ebed) foi usada no Antigo Testamento para descrever qualquer tipo de “servo ou escravo.” 

A palavra vem da raiz “abad”, o verbo “trabalhar, servir.” No Antigo Testamento, havia escravos que eram eles mesmos reis que serviam reis, havia escravos que eram adoradores de Deus, ou seja, servos de Deus.

 Israel, como uma nação, foi muitas vezes chamada de servo do Senhor (Sl 136:22, Isa. 41:8-9; 49:3). Um famoso salmo fala de “Seu servo, Israel” (Salmo 136:22). Mesmo aqueles que serviram no Templo, ou no seu coro, eram os servos do Senhor, que louvavam em uma capacidade formal (Sl 113:1). Os profetas são chamados de “servos” (2 Rs. 9:7; 17:13). Mas Isaías apresenta o servo ideal no palco da história do mundo (Isaías 42:1-6; 49:5-7; 52:13 -53:11). 

Este servo deveria ser o Ungido do Senhor. A obra deste servo era única, realizada por Aquele a quem foi dado o Espírito Santo para guiá-lO. Este servo devia ser uma aliança para Israel, uma luz para as nações, uma pessoa que iria trazer de volta Jacó e, acima de tudo, trazer a salvação para toda a terra (Isaías 49:6). Ele serviria como um mártir e um sacrifício. 

Ele iria aspergir muitos e torná-los limpos; Ele iria curar os outros pelas suas feridas. Ele teria, de fato, de servir os outros, a ponto de morrer. Depois de levar os pecados de muitos, o Senhor o exaltaria grandemente (Isaías 53:12).

Versículos chave

Êxodo 14:31, 21:2; Isaías 42:1, 43:10, 44:1, 48:20; 49 : 3; 52:13

No Novo Testamento, não há dúvida de quem veio para cumprir esse servo ideal. A interpretação inspirada de Felipe ao eunuco etíope aplica toda a passagem de Isaías 53 ao Senhor Jesus Cristo (Atos 8:32-38). 


Jesus viu seu ministério na terra, como o ministério de um servo, que veio para servir e dar sua vida como resgate em troca de outros (Marcos 10:45, Lucas 22:26-27). 

Os cristãos devem servir a Deus como Ele O serviu, de todo o coração (Rm. 1:9). Em cumprimento do segundo grande mandamento, devemos servir um ao outro em amor (Gálatas 5:13). O maior entre os cristãos são aqueles que são os maiores servos para outros (Marcos 10:43, doulos).

Valter Desiderio Barreto.




Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...