Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, outubro 09, 2012

Um condenado de peso




















ter, 09/10/12

por Cristiana Lôbo |


Está condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa o homem forte do governo Lula, o ex-deputado José Dirceu. Até aqui, seis ministros votaram pela condenação e dois pela absolvição – e faltam ainda dois votos, o do ministro Celso de Melo e o do presidente Ayres Britto. Esta condenação atinge diretamente o PT e o governo Lula pela dimensão de Dirceu nos dois primeiros anos do governo, como ministro-Chefe da Casa Civil; e, principalmente, o PT, uma vez que depois de Lula, Dirceu é a figura mais importante do partido.

José Dirceu é considerado o cérebro do PT e o responsável pela estratégia de ampliar as alianças para o campo do centro com o objetivo de conquistar novos eleitores para as campanhas de Lula. Ele assumiu a presidência do partido em 1994 com a tarefa de rearrumar o partido. Mas somente depois de ampliar para o centro as alianças é que Lula conseguiu vencer a eleição em 2002, depois de três tentativas de chegar ao poder. De lá para cá, é sempre o mais aplaudido nos encontros do PT e está sempre envolvido em articulações do partido em disputados – sejam elas municipais, estaduais ou nacionais.

A força de Dirceu era surpreendente tanto no governo como no partido. Na Casa Civil, era quem defendia os interesses petistas, mas, naquela ocasião, com os olhos voltados para o sucesso do governo Lula. Ele concentrava poderes administrativos e também de coordenação política.
Antes mesmo da posse, Dirceu sugeriu a Lula convidar o PMDB para participar do governo e chegou a oferecer ao partido dois ministérios: o de Minas e Energia e o dos Transportes. Lula resistiu e desautorizou Dirceu que já havia feito o convite para a direção do PMDB. Na ocasião, Lula disse que preferia atrair os chamados “partidos médios” que eram o PP, o PL, que indicara o vice José Alencar e o PTB de Roberto Jefferson. Em menos de dois anos, a estratégia se transformou na denúncia de “mensalão” para conquistar apoio dos aliados.

Depois de o escândalo vir a público, Delúbio Soares assumiu a responsabilidade pelo que chamou de “recursos não contabilizados” – uma tentativa de isolar a responsabilidade, sem envolver autoridades do governo. Mas, depois da denúncia de Jefferson envolvendo seu nome, Dirceu foi obrigado a deixar o governo para que as denúncias de Jefferson não chegassem ao Palácio do Planalto nem à figura do presidente Lula.

Ao longo desses sete anos, desde a explosão da denúncia até o julgamento do caso, o PT conviveu com acusações de políticos, mas a força eleitoral de Lula presidente era maior do que qualquer ataque. Agora, o julgamento acontece  com ele já distante do poder.

Mas, na expectativa da condenação pelo STF, o PT e suas principais figuras já dão a orientação à militância para adotarem um discurso único daqui em diante. O candidato do partido à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, por exemplo, já deu o tom: “o DNA do mensalão é tucano e veio de Minas”, disse hoje numa tentativa de evitar a marca desta condenação em sua candidatura.

De início, a primeira reação do partido foi a de afirmar que o crime cometido era um crime eleitoral, prática comum no mundo político, o caixa dois. Foi a primeira argumentação feita pelo então presidente Lula quando o caso se tornou público. Hoje a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a ministra Carmen Lúcia, foi dura na crítica a esta linha de argumentação.
- O ilícito não é normal.  Acho estranho e grave que uma pessoa diga que houve caixa dois! Ora, caixa dois é crime, é uma agressão à sociedade brasileira – disse a ministra que hoje é presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

A esta altura, esta condenação é como uma tatuagem para o PT, não há mais como ignorá-la. O que o partido pode, e já está fazendo, é tentar envolver outros partidos, em particular os da oposição no mesmo barco. Difícil vai ser para o partido retomar a bandeira da ética – discurso de sua fundação e também o que o levou a ser considerado  ”um partido diferente” dos demais.
Depois do caso, o partido tentou estratégias para proteger os seus mais altos quadros, como José Dirceu, por exemplo. O primeiro foi o de tentar “sacrificar” o tesoureiro Delúbio Soares – que foi expulso do PT, mas novamente acolhido há pouco mais de um ano. Delúbio tentou assumiu sozinho a responsabilidade, mas o STF não concordou com a tese. O ministro Marco Aurélio Mello chegou a dizer:
- Se Delúbio Soares tivesse a competência a a inteligência que são a ele atribuídas, ele não seria apenas o tesoureiro do partido – disse, como que indicando que ele estaria em cargo mais importante no governo.

Agora, é esperar para ver qual será a pena a ser imposta pelo Supremo Tribunal Federal. E, depois, o discurso da militância. O fato é que, o partido que nasceu em defesa da ética na política e que ao longo de sua vida foi duro nas acusações a seus aliados, é o primeiro no país a ver uma condenação tão dura pela última instância da Justiça brasileira.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...