Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, agosto 25, 2012

Pesadelo dos peões, touro toma isotônico para saltar em Barretos

Animal-atleta está na Festa do Peão, que vai até domingo (26).
Ele consome o produto após longas viagens e no dia seguinte ao rodeio.

Touro Pesadelo é considerado um animal-atleta (Foto: Clayton Castelani/ G1)Touro Pesadelo, que está participando da Festa do Peão (Foto: Clayton Castelani/ G1)
 
O touro Pesadelo é considerado um verdadeiro “animal-atleta”. Com duas participações previstas para o rodeio da Festa do Peão em Barretos (SP), a fera de 900 kg e chifres curvilíneos faz sessões de treinamento e é mantido num recinto separado da boiada para evitar contusões em eventuais brigas com outros touros. Há dois meses, o animal participa de uma experiência inédita junto com outros 14 ruminantes da companhia à qual pertence: além da ração especialmente desenvolvida para ele, é também alimentado com repositor eletrolítico, ou o mesmo que os isotônicos utilizados por maratonistas.

Misturado à ração feita de soja, trigo e milho e enriquecida com aminoácidos, o isotônico é composto de cálcio, sódio, potássio e outros sais minerais. O produto é dado aos animais logo após longas viagens e no dia seguinte ao rodeio. “Assim como os humanos, os touros têm um estresse fisiológico após o esforço e isso faz com que eles percam sais minerais, por isso decidimos fazer essa reposição”, conta o médico-veterinário Gustavo Lucianeti, de Adamantina (SP).

Foi de Lucianeti a ideia de dar alimento de atleta para os bichos. “A maioria dos touros é alimentada com ração para gado de abate, que é feita para aumentar o peso do animal durante o confinamento. Não era coisa para ruminante de esporte, que é o touro de competição.”
Tratador mistura isotônico à ração dos touros (Foto: Clayton Castelani/ G1)Tratador mistura isotônico à ração dos touros (Foto: Clayton Castelani/ G1)
 
Segundo Lucianeti, ainda é cedo para avaliar os resultados práticos do isotônico, mas o veterinário diz que já percebeu algumas mudanças. “Os touros estão demonstrando mais disposição e agilidade”.

Estrelas
 
Touros de rodeio têm, obrigatoriamente, tratamento diferenciado. Quem afirma isso é o tratador Rodrigo Ferreira de Souza, de 30 anos, responsável por cuidar de animais como Pesadelo e Murubu, dono da 7ª posição no ranking de 2012 da Professional Bull Riders Brasil, braço brasileiro da principal liga internacional de rodeios. “São patrimônios”, explica Souza, que garante que os dois animais valem, juntos, cerca de R$ 500 mil, dinheiro suficiente para comprar mais de 20 touros.


Manter boiadas para esse tipo de esporte – sim, os organizadores consideram montarias em touros como um tipo de esporte radical – realmente custa caro. “Só com ração sai mais de R$ 5 mil por mês”, calcula Souza, referindo-se ao custo para alimentar a tropa com 15 animais.
Murubu é o 7º no ranking de 2012 da Professional Bull Riders (Foto: Clayton Castelani/ G1)Murubu é o 7º no ranking de 2012 da Professional Bull Riders (Foto: Clayton Castelani/ G1)
 
Diferente do gado de corte, bois criados para rodeios jamais são abatidos, mesmo quando se aposentam (por volta dos 15 anos). Segundo Souza, já existem até asilos de animais especializados em touros.

Pesadelo

Trajado com a camiseta estampada com o nome e a cara da estrela da companhia, Souza é mais que o tratador de Pesadelo. “Sou fã mesmo”. Embora descreva o animal como difícil de ser montado, ele diz que o touro é, na verdade, o sonho de qualquer peão. “No sorteio, todo peão quer o Pesadelo. Quem fica em cima dele [por mais de oito segundos] só tira nota acima de 90”.


Escolhido pelos competidores como um dos cinco melhores entre aqueles que disputaram em 2011 as etapas brasileiras da PBR, Pesadelo consegue levar peões para perto da pontuação máxima – que é a nota 100 – devido aos seus saltos ritmados e constantes giros na arena. Na melhor performance da trajetória dele, o touro ganhou uma raríssima nota 94. Souza guardou a imagem da montaria no celular. “Assisto quando estou chateado, aí tudo vale a pena”.
Com camiseta estampada com o nome e a cara de Pesadelo - ao fundo - Souza também é fã do touro (Foto: Clayton Castelani/ G1) 
Com camiseta estampada com o nome e a cara de Pesadelo - ao fundo - Souza também é fã do touro (Foto: Clayton Castelani/ G1)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...