Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, julho 24, 2012

FLAGRANTE DE DESTRUIÇÃO DA NATUREZA EM PARAUAPEBAS, PARÁ.


Ponte de acesso a reserva...



 ... carro na entrada da propriedade...


 
 
 ...carros que não deviam estar aqui...

 ...lembranças do orquidário...
 
































 ...aqui jaz um orquidário ! O homem matou...

 ...ação do homem contra a natureza...

...cachoeira "tapete verde"... até quando ?

 ...só estou fazendo a minha parte...denunciando ao mundo...
 ...piscina formada pela queda da cachoeira...
 ...meu grito de protesto...talvez desperte as autoridades...

 ...meu amigo Pedro Alcântara...

Este blogueiro e jornalista juntamente com o amigo e candidato a vereador nessas eleições municipais em Parauapebas Pedro Alcântara e seus dois sobrinhos adolescentes presenciaram neste último sábado, dia 21, uma cena de depredação da natureza e do meio-ambiente por parte daqueles que deveriam por obrigação, protegê-los, já que faz uso dos mesmos sem lhes custar um centavo.


Estou falando de uma área de preservação ambiental denominada de “Tapete Verde”, composta de uma belíssima cachoeira, e um orquidário a céu aberto, que até bem pouco tempo, os visitantes se encantavam com as diversas espécies de orquídeas consideradas raras fora daquele ambiente, que fica localizada em uma propriedade particular próximo a fazenda Araçatuba, a pouco mais de 20 quilômetros de distância da sede do município, cuja responsabilidade de sua preservação segundo o morador da propriedade onde está localizada a citada área, é do IBAMA. 

Essa nossa visita a esta área de preservação ambiental foi planejada no começo deste mês de julho quando eu e o Pedro Alcântara fomos à casa do nosso amigo Javeras residente em uma chácara na zona rural de Parauapebas, degustar um churrasco de carne de gado, acompanhado de macaxeira, farofa, vinagrete e feijão verde, e entre um bate papo e outro com alguns amigos que também estavam presentes, foi mencionado um dos maiores motivos de visitas constantes a área da qual mencionamos acima, que era o orquidário com suas inúmeras espécies de orquídeas, despertando-me o interesse de fazer uma visitinha àquele local.   

Naquele mesmo dia, eu e o Pedro combinamos o dia da nossa visita ao “santuário” das orquídeas, o que aconteceu neste final de semana.   

O quadro de destruição desta reserva começou após a entrada de veículos até a beira da cachoeira, o que até então era proibido. 

Só eram permitidos os visitantes se aproximarem deste “berço ecológico” fazendo uma pequena caminhada de aproximadamente duzentos metros a pé, percurso que fizemos, depois de estacionarmos o carro na entrada da propriedade onde se encontra o mesmo. 

Ao chegarmos às proximidades desta que consta ser uma “reserva ecológica”, deparamo-nos com um quadro dantesco de destruição e depredação da natureza pelos seus visitantes, e diversos carros estacionados no entorno da cachoeira, objetos descartáveis como embalagem de água mineral, refrigerantes em lata, sacos plásticos e outros, o que já denunciavam a falta de consciência ecológica daqueles que freqüentam esse ambiente paradisíaco. 

E o fato que nos chamou mais a nossa atenção, foi o orquidário existente ali ter sido dizimado pelos visitantes predadores do meio-ambiente, conforme as imagens das fotos. 

Agora fazemos um apelo aos senhores representantes do IBAMA e órgãos municipais e estaduais responsáveis pela preservação e proteção de reservas ambientais, que façam uma visita a este local e tome providências no sentido de salvar o que ainda resta dessa área de proteção ambiental, que pode ser considerada patrimônio da humanidade.


Valter Desiderio Barreto. Jornalista, escritor, artesão e ambientalista.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...