Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, junho 20, 2012

Oficina de Literatura de Cordel está com inscrições abertas


A Secretaria Municipal de Cultura de Parauapebas (Secult) está com inscrições abertas para a Oficina de Literatura de Cordel – com turmas pela manhã e tarde – que será ministrada pelo escritor Lima Rodrigues, a partir desta sexta-feira (22), no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC). As inscrições podem ser feitas no CDC ou pelo telefone 3346-1358.

A Oficina de Literatura de Cordel acontecerá em dois momentos: no primeiro haverá apresentação de violeiros, declamação de poemas, leitura dirigida e palestra sobre a origem da literatura de cordel e os seus mestres; num segundo momento, os alunos farão suas composições, narrando histórias e criando estórias em estrofes de sextilhas.

A oficina tem o objetivo de orientar os participantes a escrever um cordel, literatura existente no Brasil desde o seu descobrimento, e que durante muito tempo serviu como principal veículo de comunicação do povo nordestino. Será fornecido material didático aos participantes.
 Lima Rodrigues

Professor
Paraense, Lima Rodrigues tem 52 anos, é jornalista formado pelo CEUB do Distrito Federal, em 1984. Já trabalhou como repórter e redator nas principais emissoras de rádio do país, entre elas, Nacional (Brasília) e Eldorado e Bandeirantes, de São Paulo.

Fez cobertura jornalística no Congresso Nacional, desde 1980, e no Palácio do Planalto por mais de 20 anos. Lima escreve poemas desde os 20 anos de idade, e sempre gostou da literatura de cordel, tendo como mestre o poeta cearense Patativa do Assaré.

Em cordel, ele já escreveu biografias de várias personalidades, incluindo as histórias de vida do empresário Roberto Marinho, do senador José Sarney, e do ex-jogador Pelé. Em 2005, lançou o livro “A História do Presidente Lula em Cordel” e, em 1º de janeiro de 2011, a biografia da presidente Dilma Rousseff em cordel.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...