Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, junho 01, 2012

Doenças do fumo consomem 30% do dinheiro destinado ao SUS

Com a quantia seria possível, por exemplo, dobrar oferta de casas populares dentro do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, ou cobrir com folga investimento previsto em 2012 para saneamento básico em todo o país.

André Trigueiro Rio de Janeiro
                                                                                
Nesta quinta-feira, ontem (31) foi o Dia Mundial sem Tabaco. Você vai ver quanto custa, para todos os brasileiros, tratar a saúde de quem fuma. São os efeitos do fumo nas contas do SUS.
Sessenta anos fumando cigarros, 40 por dia. Até o raio-x confirmar enfisema.

"O enfisema não cura. Com o tratamento ele cicatriza. Ele está cicatrizado, só que fica com a saúde flácida, qualquer gripe pode tornar pneumonia", diz a aposentada Vilma Ramos.
Um arsenal de remédios ajuda dona Vilma a controlar a doença. Um tratamento caro e sem plano de saúde, ela recorreu ao SUS.

“Tomografia todo ano, os medicamentos todos eu ganho", conta ela.
O maior estudo já feito no Brasil sobre os custos do tabagismo para a saúde pública revela que o país gasta com o tratamento dos fumantes, cerca de três vezes mais do que arrecada com cigarros. São quase R$ 21 bilhões. Com esse dinheiro seria possível, por exemplo, dobrar a oferta de casas populares dentro do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, ou cobrir com folga o investimento previsto em 2012 para saneamento básico em todo o país.

O secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, disse que os números servem para a reflexão de todos: governo e sociedade:

“É muito importante termos em mente o mal causado pelo tabagismo. Um descompasso entre o que se arrecada de tributos com a indústria do tabaco e o que se gasta com esse hábito, esse hábito maléfico para a saúde”.


No Dia Mundial sem Tabaco, um posto de saúde do Rio de Janeiro checava o nível de monóxido de carbono no pulmão.

“0.96, isso é ruim, horrível”, revela um mulher.
Seu José já sofreu quatro infartos por causa do cigarro.

“Passou do 3.0. Pesado. É para você parar mesmo”, orienta um médico.

“Eu vou tentar parar, eu vou conseguir”, deseja José.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...