Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, junho 01, 2012

Depoimento de Xuxa reacende discussão sobre abuso sexual

Apresentadora revelou ao Fantástico que foi vítima do crime. O depoimento provocou discussão em todo o Brasil sobre como é possível identificar casos de abuso e a importância de apoiar medidas para puni-lo.

TATIANA NASCIMENTO Rio de Janeiro
                                                                                
No domingo de maio (20) à noite, em um depoimento exclusivo ao Fantástico, a apresentadora e cantora Xuxa contou que também foi vítima de abuso sexual. Esse depoimento provocou uma discussão muito útil no Brasil inteiro, sobre como é possível identificar um caso de abuso para proteger uma criança ou um adolescente e a importância de apoiar medidas que coíbam e punam esse crime.

O segredo de um trauma de infância foi revelado no quadro "O que vi da vida", do Fantástico:

“Eu vivi isso. Na minha infância, até a minha adolescência, até os meus 13 anos de idade foi a última vez. Foram algumas pessoas que fizeram isso e em situações diferentes, em momentos diferentes da minha vida" contou Xuxa.

“É um ato de muita coragem poder dizer “eu sofri abuso, eu sou vítima de abuso””, afirma a juíza da Infância e Juventude Cristiana Cordeiro.
Para os psicólogos, o desabafo de Xuxa veio de uma necessidade que costuma acompanhar as vítimas de abuso sexual: falar sobre o problema em um determinado momento da vida. No caso de Xuxa, para ajudar na luta de outros que sofreram o mesmo mal. Uma violência que pode atingir qualquer criança ou adolescente.

“O abuso sexual é uma coisa tão violenta que pode ser comparado com toda certeza a uma tortura”, diz a psicóloga da UERJ Maria Luiza Bustamante.
Nesta segunda-feira (21), em sua página pessoal na internet, Xuxa fez um apelo para que as crianças denunciem os abusos e para que as mães ouçam os filhos e prestem atenção às mudanças no comportamento deles.

“Se a criança está sofrendo um abuso, ela acaba tendo um comportamento mais esquivo, um comportamento mais estranho e muitas vezes esse tipo de comportamento é dirigido a um tipo de pessoa em particular", explica o doutor em psiquiatria Eduardo Ferreira Santos.
“Ao invés de eu falar para as pessoas, eu tinha vergonha, me calava, me sentia mal, me sentia suja, me sentia errada", declarou a apresentadora.

“Nós queremos cada vez mais diminuir a omissão, o silêncio que cobre os atos de violência contra criança e adolescente. Eles têm o direito à proteção social e todos devem saber que abusos ainda existem no Brasil e são contra a lei, são crimes e que devem ser denunciados e punidos”, afirma a pediatra Evelyn Eisenstein.

Cristiana Cordeiro diz que mudanças no Código Penal brasileiro em 2009 trouxeram avanços.
Qualquer ato libidinoso passou a ser considerado estupro e a pena de seis a dez anos de prisão. E, quando a vítima tem até 14 anos, a punição aumenta de oito a 15 anos de cadeia:

"Se não for possível conseguir alguém da família, que seja alguém próximo, alguém de confiança, um vizinho, uma madrinha, um professor até, alguém que possa levar isso até as autoridades. É claro que o Ministério Público vai ter condições de agir mais rapidamente, mas pode ser uma outra autoridade qualquer que encaminhe esse caso para a delegacia de polícia ou para o Ministério Público".

O principal canal do governo federal para recebimento de denúncias é o Disque 100. Só em 2012 foram mais de 34 mil ligações, 71% a mais do que no mesmo período de 2011.

“É uma escuta, que mesmo que seja uma linha telefônica, nós estamos à disposição para receber um telefonema, apoiar essa pessoa e buscar por todos os caminhos apoiar. A Xuxa mesmo tem participado ao longo de muitos anos dessa campanha de divulgação do Disque 100”, fala a secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Xuxa viu seus irmãos apanhando do pai, por isso sempre se engajou em projetos que protegem as crianças e os adolescentes contra qualquer tipo de violência. A apresentadora apóia a campanha "Não bata, eduque". Em maio de 2011, ela esteve no congresso com a rainha Sílvia, da Suécia, pediu rapidez na aprovação do projeto de lei 7672, que proíbe castigos físicos, tratamento cruel ou degradante contra crianças e adolescentes e fez um apelo: “Amar a criança, respeitar a criança”.
O projeto já foi aprovado em uma comissão especial da Câmara e está agora na Comissão de Constituição de Justiça à espera de um relator.

Xuxa há tempos também apóia a luta contra o turismo sexual, especialmente que atinja crianças e adolescentes. Ela empresta sua imagem para o Sesi, que tem um programa chamado "Vira Vida". O objetivo é educar crianças e adolescentes explorados nas ruas e dar a eles um emprego.
A apresentadora atende hoje 450 menores na Fundação Xuxa Meneghel, no Rio de Janeiro, com atividades culturais e de reforço escolar.

Depois do depoimento exibido no domingo (20) no Fantástico, Xuxa disse que vai se empenhar, ainda mais, no congresso e em novos fóruns, na luta em defesa dessas causas.
"Como a gente trabalha com a esperança, a gente espera que tenha sido um exemplo no sentido de que é possível superar essa situação, para todas as pessoas que viveram, inclusive a Xuxa", diz a diretora da Fundação Xuxa Meneghel, Angélica Goulart.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...