Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, abril 21, 2012

Gaspar “Panela Cheia” solta o verbo no Carajás O Jornal


GASPAR E SUA ESPOSA LECIENE

Em entrevista concedida ao Carajás O Jornal edição datada do dia 20 a 26 de abril do ano em curso, o empresário e pré-candidato a vereador nas eleições municipais que se aproximam GASPAR ORDEMIRO CARVALHO, além de contar a sua trajetória de vida e a sua decisão de escolher Parauapebas para morar e constituir família como também se tornar um empresário de sucesso e o que levou a participar do processo político e administrativo do município, colocando seu nome sob julgamento como futuro candidato a vereador pelo PARTIDO DA REPÚBLICA-PR, do qual o mesmo é Vice-Presidente, faz declarações bombásticas sobre a falta de planejamento para o desenvolvimento da cidade por parte dos gestores que tiveram a oportunidade de administrá-la de uma forma bastante coerente e de alto nível cujo objetivo é DESPERTAR  o senso crítico da população parauapebense. Leia a seguir transcrição da matéria na íntegra.

“Gaspar Panela Cheia, um goiano apaixonado pelo município de Parauapebas”. 

“Depois de um tempo, o Carajás O Jornal volta com o projeto NOSSA TERRA, NOSSA GENTE. Nosso primeiro entrevistado do ano recebeu nossa equipe em seu escritório para nos contar a sua história. Um homem apaixonado por Parauapebas(PA). 

Assim podemos definir Gaspar Ordemiro Carvalho, o “Gaspar Panela Cheia”, que completará 50 anos de idade em 25 de junho deste ano. Ele chegou a cidade à cidade em 12 de dezembro de 1985. O botafoguense gente boa fala sobre Parauapebas com entusiasmo e com esperança de dias melhores para a cidade. Ele tem apenas o ensino médio, mas hoje é um bem sucedido empresário parauapebense. 

Gaspar nasceu em São Miguel do Araguaia, perto de Porangatu, em Goiás. É filho do lavrador José Pereira Carvalho e da dona de casa Terezinha Meira Carvalho. Em 1971 a família dele mudou-se para a chamada região do Bico do Papagaio no antigo norte de Goiás, hoje o pujante Tocantins. A cidade escolhida foi a pequena Itaguatins. Por lá, a família Carvalho permaneceu apenas dois anos e depois mudou-se para Araguaina (que à época também pertencia a Goiás e hoje é Tocantins) e em 1973 para Redenção, no Pará. 

Homem de família, Gaspar fala com entusiasmo sobre os irmãos. Ele tem três irmãos: Maria Aparecida – Autônoma, que mora em Redenção, onde até hoje residem seus pais; Maria Célia, também moradora de Redenção, empresária no ramo de peças de moto, e Maria Zélia Moreira, empresária do ramo de autopeças, em Xinguara. E ainda o irmão Belchior, que trabalha com ele na empresa Panela Cheia Eventos e Locação de Mesa e Freezer e Distribuição de Água de Coco, Água Mineral e Refrigerante, no bairro União. 

Ele nunca foi de farra ou boemia. Sempre foi um moço comportado e tranqüilo. Durante cinco anos, foi casado com Maria da Conceição – conhecida como Lia. Separou-se de Lia em 1991 e em 1994 conheceu Leciene, com quem viria a se casar anos depois e com quem hoje tem um filho: Tonny Baltazar, de 9 anos. “Conheci minha esposa na casa do amigo Joaquim, tio dela, quando estava abrindo a Panela Cheia Eventos e hoje vivo muito feliz”, revelou.
Garimpo
Mas a vida de Gaspar não foi fácil. Ele lutou muito prá chegar aonde chegou. Ao desembarcar em Parauapebas em 1985, em busca de dias melhores, trabalhou no Supermercado Terra Seca, começando no depósito e atingindo o cargo de subgerente. 

Trabalhou na loja Concilar Eletrodoméstico de 1986 a 1992, onde começou como vendedor e chegou a gerente. Depois, entrou para a política, foi candidato a vereador pelo PFL, mas não foi eleito. “Entrei na última hora. Não deu tempo trabalhar”, explicou. Em 1994 o jovem Gaspar aventurou-se pelo garimpo da Maria Bonita (região do Cumaru, no Pará), mas lá permaneceu apenas dois meses: julho e agosto. 

Em seguida, voltou para Parauapebas e trabalhou na prefeitura – no sistema de Água e Esgoto como encarregado de setor. Ainda em 1994 abriu o Mercadinho Panela Cheia e em 16 de dezembro do mesmo ano inaugurou a Panela Cheia Eventos (Rua “O” – nº 270 – esquina com a Rua 16, União – 94-3346-3346-3340/9137-1966) e hoje emprega 10 pessoas. “Estou gerando emprego e renda para as pessoas e isso é muito bom”, diz ele.
Parauapebas
“Parauapebas” representa tudo em minha vida. Eu amo esta cidade. É como se fosse minha segunda casa. Aqui foi onde cresci empresarialmente e é aqui que quero morrer velhinho. “Conheço a cidade desde o começo quando só tinha o Rio Verde e estavam começando os bairros União e a Cidade Nova”.
Crítica
“A cidade sofre com a falta de planejamento e houve crescimento desordenado”. O que pode ser feito para mudar? “Um administrador arrojado, com visão de águia, que enxergue longe. Se não for assim, não funciona. Tem que haver uma mudança radical. Se não houver essa mudança, a cidade vai virar um caos. Aqui o cara tem que sonhar longe. Parauapebas só vai se estabilizar daqui a 30 anos, se houver planejamento”.
Anel viário
“Defendo a construção de um anel viário em Parauapebas para desafogar o trânsito. Mas isso é para um caboclo corajoso, de garra, que poderia fazer isso com a participação da iniciativa privada, construir passarelas e áreas de lazer para o povo, envolvendo os governos federais e estaduais”.
O perfil do próximo prefeito
“O próximo prefeito de Parauapebas tem que ter o perfil de administrador. Ele tem que ter administrado alguma coisa na vida para poder realizar um bom trabalho”.
Faltou visão
“O povo escolheu os prefeitos porque acreditou nas propostas, mas quem entrou não cumpriu com o que prometeu e hoje quem sofre é a população do município. Os administradores que passaram pela cidade não tiveram visão de longe, não foram visionários, não foram corajosos. Colocaram secretários que não sabiam trabalhar e em alguns casos só pensavam no lado do bolso deles. O próximo prefeito tem que colocar em sua equipe gente arrojada e que saiba administrar”.  
Pré-candidato
“Sou pré-candidato a vereador pelo PR porque tenho obrigação política de colaborar com Parauapebas, que tem colaborado muito comigo. Então tenho certeza que se o povo me der essa oportunidade vou colaborar muito politicamente, assim como venho colaborando na minha vida de trabalho como empreendedor”.
Violência
“A violência me preocupa muito. Para reduzir a violência em Parauapebas, os policiais não precisam dá busca em quem está saindo não, mas sim em quem está entrando, isto é, quem está chegando à cidade”.
Momentos felizes
“Tive vários, mas um dos mais importantes foi quando nasceu meu filho Tonny. E esse agora de ter coragem de entrar na campanha e ainda quando Parauapebas foi desmembrada de Marabá em 1988”.
Momento de tristeza
“Quando vi e vejo prefeitos sucatearem e sucateando o município de Parauapebas. Isso me decepciona muito”.
Realizado
“Em alguns pontos sim, mas ainda falta alguma coisa. Politicamente, quando eu tiver exercendo um cargo político definido pelo povo. Financeiramente, ainda penso em crescer, expandir meus negócios e gerar emprego e renda na cidade”.
Eventos
“O mercado de eventos está crescendo na região. Todas as pessoas que têm espaço de eventos hoje, tem parcerias conosco”.
Brasil
“Penso que o Brasil ainda vai ser um país de primeiro mundo. Muito americano ainda vai colocar a boroca (bolsa ou pequena mala) na costa e vai vir para o Brasil, como muitos brasileiros fizeram em direção aos Estados Unidos. Nosso país tem tudo: natureza abundante, bela floresta, terras férteis e tem tudo para crescer”.
Mensagem
“Que o povo de Parauapebas não perca a esperança. E que não devemos acreditar em pessimistas e sim nos otimistas. Parauapebas tem muita gente boa que merece mais um voto de confiança dos moradores. Precisamos mudar para melhor. As pessoas precisam ter cuidado com os aventureiros e acreditar nos pioneiros da cidade; nas pessoas que têm passado, têm história na cidade, moral, credibilidade e conduta exemplar”.

Um comentário:

Claudionor Ferreira Nascimento disse...

Veleu Gaspar! Seu depoimento é um tapa de mão de luva na maioria desses políticos daqui de Parauapebas! Parabéns pela coragem de dizer aquilo que muitos moradores de Parauapebas gostaria de dizer publicamente sobre os nossos políticos, mas não tem oportunidade como essa que você teve agora. Eu fiquei surpreso com essa matéria onde você dá seu depoimento em um jornal que presta serviço para a administração municipal e que só é publicado o que interessa ao prefeito Darci, só tive oportunidade de ler seu depoimento, graças a esse blog do Valter, porque eu não perco meu tempo em ler esses jornais de Parauapebas que só mostra o que é de interesse do Darci e seus aliados. Ainda bem que o Valter sempre está nos mostrando novidades que os demais que atuam no ramo da imprensa de Parauapebas não nos mostram. Fiquei muito feliz por tudo que você fala em seu depoimento, espero que se você for eleito a vereador, faça a diferença na Câmara Municipla amigo! Desejo-lhe sucesso nessa sua mais nova jornada. Vá em frente, Parauapebas precisa de homens honrado como você na Câmara Muncipal. Um abraço.

Claudionor Ferreira Nascimento - Bairro União - Parauapebas.

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...