Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 30, 2012

Viagem à China

Veja aqui duas entrevistas que o empresário Valmir da Integral deu ao jornal Folha do Sudeste em 2011.

O empresário Valmir Mariano, o "Valmir da Integral", está de malas prontas para a China. A viagem faz parte de um plano de expansão de fronteiras de negócios da Integral. Seu Valmir, como é chamado carinhosamente pela população, entende que não dá mais pra pensar somente em termos regionais. A festa de quebradeira de empresas regionais mostrou que não é saudável ter "todos os ovos em uma única cesta". A Integral, que atualmente passa pelo processo de recertificação - é certificada internacionalmente desde 2003, pretende, após o término deste processo, lançar vôos mais altos. Mercados estrangeiros estão sendo sondados e é bem possível que haja novidades por aí, em brevíssimo tempo. Será excelente para Parauapebas, firmar-se como exportador, não apenas de matéria-prima, mas de produto beneficiado. A cidade agradece, Seu Valmir. O Brasil pretende crescer 5% ao ano, mas não tem mão-de-obra qualificada pra isso. Precisa importar mão-de-obra. Outro dado importante é que a China há 10, 12 anos, não tinha nenhuma empresa certificada. Hoje, já é o país com mais empresas certificadas no mundo inteiro.

Parauapebas já devia ter começado o plano de independência da economia de mineração, pois se sabe hoje que não haverá nem 50 anos mais de exploração. O que será deixado de herança? Um buraco gigantesco no chão e um ecossistema irremediavelmente desequilibrado? Parauapebas precisa buscar já uma solução, uma alternativa econômica viável e duradoura, quando a mineração já não for a "bola da vez". É preciso, sobretudo, gerar inteligência. Um exemplo: enquanto a China coloca no mercado, por ano, 300 mil engenheiros por ano, nós colocamos apenas 25 mil. Quer dizer, o Brasil precisa, nós precisamos é de crescimento, desenvolvimento. Mas desenvolvimento que se sustente, que seja duradouro".

Muita gente não sabe, mas o dinheiro que já foi arrecadado em Parauapebas nestes 20 anos, já seria suficiente para construir duas brasílias. E nós não vemos onde esse recurso foi aplicado, já que nossa infra-estrutura obviamente é precária. Em Parauapebas, praticamente todos os serviços públicos e de infra-estrutura são deficientes, a despeito dos recursos municipais, que são enormes, dos recursos estaduais e federais. É preciso dar um basta e arregaçar as mangas. Tem que acreditar que é possível fazer e principalmente, amar essa terra. Não querer apenas sugá-la e depois ir gastar o que se ganhou aqui em outros lugares. Eu acredito nessa terra, nessa gente. Minha vida é aqui, meus negócios são aqui e meu futuro é aqui, Parauapebas somos nós.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...