Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, março 11, 2012

O TAL MUSEU DE PARAUAPEBAS QUE ESTÃO ENSAIANDO CONSTRUIR NÃO PODERÁ EXCLUIR DE SEUS ARQUIVOS AS PROVAS DA EXISTÊNCIA DA CASA DA CULTURA .

Aqui surgiu a idéia do Encontro de Escritores

Ex-Prefeito Chico das Cortinas dando as boas vindas
aos escritores que vieram de outros estados ao Encontro.

Auditório da Câmara de Vereadores de Parauapebas

O Artista Plástico Sousa Lobo muito sorridente

Inauguração simbólica da Casa da Cultura. Sousa Lobo falando
da importância da criação da Casa da Cultura.

Construção em andamento da Casa da Cultura de Parauapebas

Auditório da Câmara lotado de participantes


Este foi o Primeiro Encontro de Escritores do Norte do Brasil, idealizado e organizado por mim em maio de 1994, no município de Parauapebas, onde escritores de várias regiões do Brasil se fizeram presentes. 

A repercussão deste evento foi tão grande, que o governo de Roraima, bancou todas as despesas no Segundo encontro realizado no ano seguinte na sua capital Boa Vista, inclusive com a passagem aérea e hospedagem pagas como convidado especial deste blogueiro.

Contrariando a afirmação do "jornalista" proprietário do JP "Jornal de Parauapebas que publicou no mesmo que quem construiu a Casa da Cultura de Parauapebas foi um certo professor Ramos, estou postando aqui as fotos que desmentem de forma contundente a mentira do pseudo historiador que tem utilizado seu jornal para apagar a história de pioneiros da nossa cidade que contribuíram de alguma forma para o progresso do município mais rico em potencial do Brasil.

"Ressurgindo das cinzas".

O Museu de Parauapebas pode ser considerado a “fênix” ressurgindo das cinzas, pois a criação do mesmo vem desde o início quando a cidade foi criada.

No Governo do então prefeito Chico das Cortinas, o professor Ramos apoiado por outros segmentos chegou a instalar na cidade a Casa da Cultura (onde hoje funciona a SEMAS) e no seu interior foram colocados diversas peças e obras de suma importância e que registravam parte de nossa história.

Documentos, fotos e centenas de materiais faziam parte de um acervo que já era considerado muito valioso. No entanto tudo isto desapareceu durante a transição política de um mandato para outro...”.


Não vou continuar o texto porque o que se segue é uma tentativa de defender a pessoa da ex-prefeita Bel Mesquita, responsável pela destruição da primeira Casa da Cultura que foi criada em Parauapebas, por duas pessoas que se empenharam na administração do então prefeito FRANCISCO ALVES DE SOUSA, conhecido popularmente por “CHICO DAS CORTINAS”, que esse moço que se diz jornalista e muitos outros que tentam de todas as formas excluir do processo de desenvolvimento de Parauapebas, pessoas que contribuíram com o progresso da cidade dentro de suas habilidades profissionais e culturais, apenas por inveja e por dor de cotovelo por não terem nenhuma qualificação profissional de destaque que os coloquem como “estrelas” na vanguarda da criação do município mais rico em potencial de do Brasil.

As duas pessoas que criaram a CASA DA CULTURA de Parauapebas, foram o maior Artista Plástico que já passou por Parauapebas SOUSA LÔBO e o Escritor VALTER DESIDERIO BARRETO


O ex-prefeito “Chico das Cortinas” ainda reside na cidade de Parauapebas e pode confirmar o que estamos dizendo.

Qualquer dúvida é só nos procurar que temos documentos e fotos que desmentem a história mentirosa contada pelo JP-Jornal de Parauapebas. 


Não fica muito bem um museu de uma cidade ser construído sob a égide da mentira.

Um comentário:

Antônio Carlos Almeida disse...

A mentira tem perna curta amigo Valter! Você incomoda muito esse pessoal que quer ser "estrela" no nosso município sem mérito nenhum. Essas pessoas que tentam apagar a tua história e de tantas outras pessoas que contribuiram com parte de suas vidas para o progresso dessa cidade não tomam vergonha na cara e não reconhecem as virtudes alheias. Esse pessoal é tão despeitado contigo aqui no município, que eles nunca publicam em nenhuma de suas publicações tanto jornais como revistas, que tú fostes o único cara em Parauapebas que teve a coragem de enfrentar os podersosos mandantes da morte do ex-vereador João Prudêncio de Brito e que conseguiu libertar e ex-esposa dele D. Maria Abadia da cadeia aonde a mesma passara nove meses presa, que foi acusada pelo próprio bando de marginais que cometeram tal barbárie de ter sido a responsável pela morte do seu marido e por final com a tua persistência em provar a inocência dela perante a justiça e desmascarar os responsáveis pelo assassinato do edil, conseguistes absolvê-la na justiça com as provas materiais que apresentastes em juízo no dia da audiência que você foi ouvido como testemunha de defesa da D.Maria Abadia. Só por essa ação que você praticou em favor de uma inocente aqui em Parauapebas, era prá todo esse pessoal que hoje tenta apagar a tua história, vivesse o tempo todo exaltando o teu ato de bravura. Assim como eles tentam desvalorizar os teus feitos em benefício de pessoas indefesas aqui no nossa cidade, eles querem apagar a tua participação no desenvolvimento cultural de Parauapebas. Eles nunca conseguiram realizar em Parauapebas um evento cultural a nível nacional na área da literatura como você realizou. Os invejosos, despeitados, e incompetentes são assim, ficam doentes com o sucesso e a projeção alheia conqusitada por méritos assim como você tem conquistado como o único escritor de Parauapebas e possivelmente como poucos no Brasil que tem um de seus livros comercializado por duas universidade americana que é a Universidade do Arizona e a do Texa. Talvez quando eles se deparam com isso na internet, eles ficam possessos de inveja e ciúmes. Fica tranquilo amigo, que eles jamais apagarão a tua história que tú contruístes ao longo dos anos como pioneiro nesta cidade de Parauapebas.

Antônio Carlos Almeida - Bairro União - Parauapebas - Pará.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...