Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, janeiro 10, 2012

Comunidade de Palmares Sul exige segurança e saúde para vila

Fotos: Ronaldo Modesto e Waldyr Silva
Francisca da Silva Mesquita
Paulo Gutemberg Torquato Holanda
PM Boxe
Posto de saúde
Enfermeira Vanessa Caetani

Moradores da vila Palmares Sul, localizada a 10 quilômetros do centro de Parauapebas, reclamam que a comunidade daquele bairro não conta com serviços de qualidade nos setores de saúde e de segurança pública.

Além dos problemas apontados pela comunidade nas áreas de segurança e saúde, os moradores de Palmares Sul elencam também precariedade nos serviços públicos de transporte coletivo, água tratada, sistema de telefonia móvel e fixa, coleta de lixo, iluminação pública, entre outras.

A dona de casa Francisca da Silva Mesquita, residente na esquina das ruas Rio de Janeiro e Chico Mendes, denuncia que o posto de saúde do bairro, que funciona em precárias instalações de uma residência, não atende às demandas dos moradores da vila, pois sempre faltam médicos e até medicamentos.

A moradora acrescenta que, além das precariedades nas instalações do posto de saúde, “os servidores são mal educados e atendem aos usuários com muita ignorância, achando que são donos da repartição pública”.

Com relação à segurança pública, Francisca Mesquita lembra que em julho de 2010 a prefeitura entregou um PM Boxe à Polícia Militar, “mas até hoje, um ano e meio depois, as instalações destinadas à polícia nunca funcionaram”, lamenta a moradora, acrescentando que o PM Boxe hoje está servindo de depósito de carteira escolar.

Francisca Mesquita reconhece que a prefeitura asfaltou algumas ruas do bairro, mas ela atribui este feito às constantes pressões da comunidade, que reivindicou os serviços, chegando a interditar a pista principal que dá acesso à vila para chamar a atenção das autoridades.

Sobre transporte coletivo, a dona de casa diz que os usuários penam muito para apanhar van e chegar até o centro de Parauapebas, ou vice-versa, porque os coletivos são poucos e só andam superlotados. “A tarifa custa dois reais até o centro da cidade, mas se a pessoa quiser ir até a rodoviária, no Bairro Beira Rio, o preço dobra pra 4 reais”, reclama.

Paulo Gutemberg Torquato Holanda, conhecido por “Paulo Picunha”, ratifica os problemas enfrentados pelos moradores de Palmares Sul no que diz respeito aos serviços de saúde, segurança pública e transporte coletivo.

Ele acrescenta a falta de qualidade no ensino público, cuja bandeira a comunidade da localidade estaria envidando esforços junto às autoridades competentes da área, no intuito de se construir uma escola estadual com ensino médio, além de um centro profissionalizante para a comunidade jovem.

Outro problema apontado por “Paulo Picunha” é a falta de sinal de celular móvel e de internet para a comunidade do bairro. Ele diz que o sinal de televisão só chega à vila por meio de antena parabólica.

Procurada pela reportagem, a enfermeira Vanessa Caetani, gerente do posto de saúde de Palmares Sul, assegura que a unidade de saúde disponibiliza diariamente à comunidade médicos e enfermeiros para atender aos programas básicos de saúde, além de remédios.

Sobre a denúncia de que servidores estariam atendendo às famílias com ignorância, Vanessa Caetani disse desconhecer tal atitude dos atendentes, afirmando que a orientação é que a comunidade seja atendida com respeito e dignidade, “pois somos servidores do povo”.

A gerente admite ser possível que algumas pessoas possam ter saído do posto insatisfeitas, em virtude do limite da demanda da unidade de saúde, que não atende a todos os procedimentos solicitados. “Mesmo assim, encaminhamos os casos que fogem de nossa competência para o hospital municipal ou outras unidades de maior complexidade”, explica.

Sobre o assunto de segurança na vila, o subcomandante da Polícia Militar em Parauapebas, major Sérgio Pastana, explica que, por falta de apoio logístico, a PM ainda não foi instalada no PM Boxe para funcionar 24 horas, mas o policiamento ostensivo vem sendo feito diariamente à noite naquela localidade. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...