Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, outubro 25, 2011

Amazonas pede desculpas aos japoneses por abusos na 2ª Guerra

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (25), em Manaus, serviu como uma reparação histórica: um pedido de desculpas por injustiças de 70 anos atrás contra imigrantes.

Tambores tradicionais japoneses na Assembleia Legislativa. É o resgate de parte de uma história quase esquecida. Em 1931, imigrantes do Japão fundaram, no meio da floresta, um lugar chamado Vila Amazônia. Eles conseguiram adaptar a juta ao solo da região. A fibra natural asiática era fundamental para a economia brasileira porque dela são feitos sacos para exportação do café. O projeto agrícola deu tão certo que, em poucos anos, o Brasil deixou de importar juta da Índia. Mas com a Segunda Guerra Mundial na década de 40, os imigrantes foram perseguidos.

"Eles abriram galerias para formar o esgoto da vila, e o pessoal começou a dizer que eles estavam cavando para guardar armas. Outros iam além: diziam que estavam cavando um buraco para chegar ao Japão”, conta o geógrafo Camilo Ramos.

Quando os japoneses foram declarados inimigos, as terras, indústrias de beneficiamento da juta, a companhia de exportação, tudo foi confiscado pelo governo. Os imigrantes que permaneceram na Vila Amazônia foram presos e depois levados ao estado do Pará, onde ficaram confinados em um lugar chamado "Acara". Para os japoneses e descendentes era um campo de concentração em plena Floresta Amazônica.

O engenheiro Yosiyuki Miyakei, com sete anos na época, diz que os pais tiveram que fazer trabalho forçado. “Meus pais foram forçados pela administração da época a construir estradas”.

Seu Shoji fugiu para a floresta para não ser preso. Quando voltou para a cidade, foi açoitado.
"O soldado disse: 'traz aquele japonesinho'. Eu fui lá e ele começou a me bater com couro de peixe-boi”, contou o aposentado Zennoshin Shoji.

Hoje com 96 anos, Seu Shoji recebeu titulo de Cidadão do Amazonas. Apenas 3 dos 249 imigrantes da Vila Amazônia ainda estão vivos. Viúvas e descendentes ouviram do governo do Amazonas o pedido formal de desculpas pelas agressões e calúnias durante a Segunda Guerra Mundial. “Para nós é como se tivéssemos conseguido lavar a honra de nossos pais. Agora a gente pode dizer: descansem em paz", diz Valdir Sató, da Associação Koutaku do Amazonas.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...