Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, agosto 27, 2011

NOSSO BLOG RECEBE COMENTÁRIOS SOBRE TÍTULO INDEVIDO DE "DOUTOR".

caro amigo.
Essa idéia de advogado ser doutor, é um equivoco que a história recente desse país não apagou.

Estudar todos estudamos,ter caráter todos temos.
Essa diferença é inutil e preconceituosa.
advogado é bacharel e só.
Doutor é pra quem faz doutorado.


Concordo em genero e número com Rany Ferreira. Doutor é quem tem doutorado, com tese defendida (com todo o rigor do método científico) frente a uma banca de 5 doutores e homologado pelo Reitor de Universidade reconhecida.

Esse título gera um documento (diploma) que vem inscrito "DOUTOR EM..." e dá o direito ao outorgado de usar o título em qualquer parte do mundo.

O diploma de Bacharel não tem isso nem dá direito do título de doutor. Ademais, tese de doutorado não é "tese" jurídica (processo) defendida em tribunal e nem o juiz tem legalidade de outorgar o título de doutor a um advogado. Juiz, promotor e delegado de polícia, sem doutorado, também não é doutor.

Advogado é um bacharel aqui ou na Conchichina, e só. Em paises do 1º Mundo, advogado sem doutorado é chamado simplesmente de advogado e mais nada. Somente em países como o Brasil, do 3º Mundo, cujo povo não tem cultura é que advogado recebe essa denominação.

E não venham invocar leis e decretos do tempo da Colonia ou do Império. Com o advento da República essas leis e decretos caducaram. Não existe DOUTOR por tradição ou excelência. Isso é coisa anacrônica. Aliás, é crime de falsidade ideológica. O resto, é ignorância, boçalidade, arrogância.

Tem muito advogado que com sabedoria e humildade entendem isso e não usam o titulo indevidamente. Aos outros, isso cheira incompetencia, ou no mínimo intolerância.

O caminho legal e correto é entrar num exame de pós-graduação de mestrado e chegar ao doutorado, sem querer entrar pela porta dos fundos, mas pela escadaria principal, para usar o título. Só quem isso exige muiiiiittttooo estudo.
Fadel David Antônio Tuma Filho.

COMENTÁRIO:

E essa regra acima mencionada pelos comentarista serve para todas as áreas profissionais, só é DOUTOR, quem se submete ao curso de DOUTORADO, e para fazer DOUTORADO, terá que fazer ainda o MESTRADO. Fora desses critérios, quem ostenta o título de DOUTOR indevidamente, está praticando o CRIME DE FALSIDADE IDEOLÓGICA. Com a palavra nossos Juristas e autoridades do Poder Judiciário.

Valter Desiderio Barreto - Escritor e Jornalista.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...