Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, outubro 27, 2010

Falta civilidade e, sobretudo, exemplo dos adultos

Alexandre Garcia
Estamos nos agredindo por aí naquilo que deveria ser um espetáculo de democracia. Que exemplo dão os pais que se engalfinham em casa? O pai que bebe na esquina e briga, que resolve tudo na base da violência e não na base da razão? Não nos matamos à razão de 137 pessoas por dia no Brasil, por causa de assassinatos? Isso é mais que o México, que ontem ganhou manchetes. É 68 vezes mais perigoso ser cidadão brasileiro do que soldado da Otan no Afeganistão.

Que exemplos estamos dando aos que estão nas escolas? Para que aprendam a língua do país, a forma de viver em um meio supostamente civilizado?

Essa mutilação no rosto jovem e lindo da estudante aconteceu aqui perto da capital do país. Agora vejam o que acontece pertinho da maior cidade do país, São Paulo, em Mogi das Cruzes. É como uma rinha de galo.

É um espetáculo perto da escola, e a rinha de galo é proibida. Aqui no Brasil, até é estimulada. Essas brigas são estimuladas pelo bullying dentro das escolas, que agora é moda. E as pessoas acham graça. Fica todo mundo olhando, parado, como se fosse um espetáculo.

Em Florianópolis, em Santa Catarina, um estado supostamente pacífico, um aluno feriu nesta terça-feira uma professora de escola estadual com uma pedrada. É a 15ª agressão esse ano registrada em um escola com até 400 alunos. Penso: que exemplo dão os adultos? Deveriam estar dentro da lei, respeitando os direitos dos outros, como nos países civilizados.

Ontem saiu a lista de corrupção no mundo. Nota zero para o mais corrupto e nota dez para o sem corrupção. Ficamos com nota 3,7. O Chile ficou com 7,2. É um exemplo. Em 178 países, nós ficamos no 69ª lugar. Qual o resultado da escola? A gente pega o Índice de Desenvolvimento Humano em 170 países, estamos em 75º lugar, bem atrás do Chile, da Argentina e do Uruguai, que investiram em educação há mais de 150 anos. As brigas não são nosso único atraso.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...