Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, outubro 30, 2010

CADEIA PRODUTIVA DE PRODUTOS CONFECCIONADOS COM GRÃOS DE AÇAÍ

Uma matéria prima que é jogada no lixo há séculos nos estados do Norte do Brasil, agora está sendo utilizada por um casal de artesão no Pará para confecção de artefatos utilitários de primeira necessidade para o bem estar do ser humano.

Estamos falando do caroço de açaí depois de despolpado, extraindo do mesmo, o seu suco saboroso e nutritivo que hoje é exportado para diversos países do mundo. 

Estes mesmos caroços, são descartados por àqueles que sobrevivem do seu produto principal não só no Pará, como nos demais estados do Norte do Brasil. 

Foi pensando em um destino nobre para essa matéria prima que é nos dada gratuitamente pela natureza, foi que o ex-professor de psicologia, filosofia e sociologia Valter Desiderio Barreto, começou a fazer a sua pesquisa sobre a utilização da mesma em 2002, com o fim de utilização sustentável.
Após cinco anos de laboratório com os grãos de açaí, Valter descobriu que os mesmos tem um tempo de vida útil superior a maioria das árvores que são derrubadas na amazônia pelos gananciosos capitalistas. 

Conclusão esta depois de descobrir que os mesmos (os grãos) são anti-fungo e anti-cupim, inimigos número um da maioria das madeiras.
Depois de bater em todas as portas dos poderes públicos federal, estadual e municipal apresentando sua descoberta sem lograr nenhum êxito, ele, o Valter, resolveu juntamente com sua esposa, apostar na confecção de diversos produtos utilitários com caroços de açaí conforme fotos aqui expostas.
Interessados em saber mais sobre a cadeia produtiva dos produtos confeccionados com grãos de açaí, é só entrar em contato com o casal de artesãos Valter e Gina, pelo e-mail:

valterbt@gmail.com /whatsApp (91) 984874950


Imagem de produtos confeccionados com caroços de açaí.

Visitante examinando o produto...

Estudantes universitários da UEPA...

Minha esposa Miuki Mikawa, na exposição da UEPA em Belém.

Artista Plástica Miuki Mikawa...

Nosso atelier...Único no Brasil e no mundo...

Produtos utilitários confeccionados com caroços de açaí...

Caroços de açaí secando ao sol...

Caroços de açaí sendo reaproveitado...

Espalhando caroços de çaí para secar...

Caroços de açaí bem lavados...

Tirando as impurezas dos grãos de açaí...

Lavando os caroços de açaí...

Colocando os caroços de açaí para lavar...

Aproveitando caroços de açaí...

Caroços de açaí poluindo o meio ambiente...

Caroços de açaí na porta aguardando o lixeiro...

Caroços de açaí a espera do carro de lixo...

Caroços de açaí sendo descartados depois de batidos...

Suco do açaí sendo depositado na bacia...

Retirando da máquina o suco do açaí...

Açaí sendo despolpado...

Açaí sendo colocado na máquina...

Açaí sendo batido...

Açaí indo para a máquina de beneficiamento...

Pé do açaí...

2 comentários:

Hans Joachim disse...

Congratulations for the beautiful work sr. Valter that you do with açaí pits! Your works are very beautiful and they deserve prominence for being only work in the world. Fortunately in Brazil it exists people like you, with that great knowledge and that lives concerned with the nature and the middle-atmosphere and it is not stopped hoping to happen the things. If the world had a lot of people as well as you every time gone back to the social and humanitarian causes, our world would be much more different than we see today. I hope you have found support there in Brazil to take advantage of those açaí pits to manufacture many products that serve as consumption for all of us. I wish him/her a lot of happiness and good luck in the development of that your art with açaí pits. You are the maximum! Bravo!

Hans Joachim. Manchester - Inglaterra

Francilene disse...

Sou aluna da escola secundária de Soure, aqui no arquipélogo de Marajó e achei muito interessante esse trabalho feito com caroços de açaí. Aqui na nossa região tem muito açaí e como seria bom se esse tipo de trabalho pudesse ser implantado na nossa cidade para ajudar muita gente conseguir ganhar um dinheirinho produzindo esses produtos e vendendo em Belém ou até mesmo aqui na nossa cidade. Também seria uma grande oportunidade para muitos jovens e adolescentes que passam o dia inteiro sem fazer nada, a não ser estudar e depois que conclui o ensino médio, ficam parados sem nem saberem para onde ir, porque aqui não tem mercado de trabalho e por isso mesmo tem muitos jovens que se envolvem com drogas, meninas novas ficam grávidas antes do tempo, tudo porque não como ocupar o tempo com coisas uteis e de futuro. Seria muito bom se o prefeito e os vereadores de nossa cidade se preocupassem com a gente e pedisse ao governador Jatene para trazer esse trabalho com caroços de açaí aqui para a nossa cidade. Quem sabe o ano que vem, que é ano de eleição os políticos não se interessem em convidar o artesão Valter que faz essas coisas tão bonitas e uteis para todos nós, para dar um curso para a nossa comunidade e assim a gente possa aproveitar tanto caroço de açaí que é jogado no lixo o ano inteiro aqui em Soure e em toda a nossa região. Estou torcendo para mais alguém daqui da nossa região veja esses trabalhos importantes feito com caroço de açaí e se esforce para convidar esse artesão para nos trazer esse curso para nós. Meu nome é Francilene.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...