Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, julho 26, 2010

Ficamos entre a polícia e o bandido, ambos ameaçadores

Alexandre Garcia

imprimir Imagino como os outros policiais devem estar envergonhados por esses atos. Atos certamente praticados por quem não teve em casa o exemplo de pai, da mãe. Nós ficamos com esse vergonhoso retrato. Ficamos entre a polícia e o bandido, ambos ameaçadores.

Policiais com dois “D”: despreparo e desonestidade.

Em Fortaleza, houve despreparo. Ninguém da moto fez qualquer gesto ameaçador aos policiais. Apenas a moto parecia, para os policiais, que não obedecia à ordem de parar. A reação foi matar o filho de um trabalhador, o filho do condutor com um tiro na cabeça.

Pergunte ao Colunista: Mande dúvidas para Alexandre Garcia
Foi um tiro nos nossos direitos, no direito à vida, ao trabalho, de ir e vir e direito à paz. Um gatilho acionado por um homem com a farda que representa a proteção e a lei.

No Rio de Janeiro, exigência de propina ou o espancamento. Não era uma quadrilha que cobra segurança. Eram homens com a farda que deveria ser a proteção, o refúgio do cidadão inseguro.

E o episódio dos dois graduados da PM que liberaram um carro com sinais evidentes de ter atropelado alguém? Um carro que depois, em vez de tomar rumo à delegacia, foi conduzido para uma oficina. Só foi para a delegacia porque o dono do carro descobriu que o atropelamento praticado pelo filho ganhara repercussão. Se fosse um menino do morro, estaria tudo resolvido e esquecido.

A corrupção tem dois lados. Quem cobra, quem paga. O Código Penal inclui os dois: o ativo e o passivo. Tudo isso me faz lembrar um episódio exemplar ocorrido em Brasília. O filho de um poderoso ministro do governo fora preso de madrugada com drogas. O ministro foi chamado à delegacia. Ao constatar que a prisão se justificava, ofereceu advogado ao filho e consolo. Nem por um momento evocou o poder dele.

Também há anos, um ministro fez diferente: escondeu o carro do filho atropelador. Amor de pai educa, pune e ensina que a lei é mais forte até que policial desonesto.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...