Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, junho 16, 2010

Rede Globo é a emissora preferida, aponta pesquisa encomendada pelo governo federal

Levantamento indica que Globo tem preferência de 69,8% dos entrevistados.
Pesquisa entrevistou moradores de 12 mil domicílios em 539 cidades.

A Rede Globo é a emissora preferida da maioria dos brasileiros, segundo pesquisa da empresa Meta Pesquisa de Opinião, encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).

De acordo com o levantamento, a Globo tem a preferência de 69,8% dos entrevistados ouvidos pelos pesquisadores. A Rede Record, segunda colocada, obteve 13%. Em seguida, aparecem SBT (4,7%) e Bandeirantes (2,9%).

Os números fazem parte da pesquisa que a Secom decidiu fazer para identificar hábitos de informação da população brasileira e, com base nesses dados, orientar as estratégias de comunicação do governo. A pesquisa foi publicada no site da Secom no dia 8 de junho.

Foram ouvidos, em março, moradores de 12 mil domicílios em 539 municípios de todos os estados, entre homens e mulheres com mais de 16 anos de diferentes faixas de renda e escolaridade.

A televisão é o meio de comunicação de maior abrangência. Segundo o levantamento, ela é assistida por 96,6% da população brasileira. Os canais de televisão aberta são assistidos por 83,5% dos entrevistados. Outros 10,4% assistem, além da TV aberta, canais de TV por assinatura. No total, os canais abertos são assistidos por 93,9% dos entrevistados. Somente 2,7% afirmaram que assistem apenas canais de TV por assinatura.

Segundo a pesquisa, os telejornais são considerados a programação televisiva mais relevante para 64,6% dos entrevistados. A segunda programação considerada mais importante são as novelas (16,4%). Os programas esportivos aparecem em terceiro lugar, com 7,2% da preferência.

O levantamento mostra o Jornal Nacional como o telejornal mais assistido nos lares brasileiros, com 56,4% da preferência. A confiança na Rede Globo foi apontada por 27,8% dos entrevistados como o principal motivo que faz do JN um líder de audiência.

O segundo colocado na preferência foi o Jornal da Record, com 7,4%. Em terceiro e quarto lugares, aparecem outros dois jornais da Rede Globo: o Jornal Hoje (2,8%) e o Jornal da Globo (2,7%).


Comunicadores
A dupla de apresentadores do Jornal Nacional, da Rede Globo, lidera entre os comunicadores considerados mais confiáveis, segundo o levantamento.

De acordo com o levantamento, William Bonner tem 33,7% da confiança dos entrevistados e Fátima Bernardes, 18,1%. Em terceiro lugar está Boris Casoy, com 4% das indicações. Em seguida, aparecem Alexandre Garcia (2,4%), Arnaldo Jabor (2%), Jô Soares (1,8%), Joelmir Betting (1,1%), Ricardo Boechat (0,9%) e Miriam Leitão (0,6%).

Segundo o relatório divulgado pela Secom, Bonner também foi destacado como comunicador que auxilia na decisão de opinião ou mudanças de ideia (12%). Nesse caso, 85,2% responderam negativamente à questão e não indicaram um comunicador.

Internet
Quase metade da população brasileira (46,1%) tem o hábito de acessar a internet, segundo pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). Desse universo, 66,5% têm acesso na própria residência e 65,5% possuem conexão de banda larga em casa.

Entre os entrevistados de renda familiar mais alta – superior a dez salários mínimos mensais – o percentual de acesso à internet é de 79,9%. A proporção cai à medida que diminui a renda, alcançando 23,5% entre os entrevistados de renda familiar de até dois salários mínimos.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentaram percentuais mais elevados de acesso à internet, superiores a 45%. O Norte apresentou uma proporção de 39,1%, e o Nordeste, 37,5%.

Na faixa etária de 16 a 24 anos, 68,8% afirmaram usar internet. Para os jovens, o lazer é principal motivo para acessar a internet. Entre os internautas de idade superior a 40 anos, o trabalho e a busca por informações são os principais motivos de acesso, de acordo com o levantamento.


Jornais
De acordo com a pesquisa, 46,1% dos brasileiros leem jornais. Dessa parcela, 24,7% leem todos os dias e 30,4% leem uma dia por semana. Para 42,3% dos leitores, domingo é o dia mais importante para a leitura de jornais.

A pesquisa aponta a região Sul como a de maior percentual de leitura de jornais, com 54,1%. O Nordeste tem o menor índice (27,7%). Os adultos na faixa etária de 25 a 39 anos são os que costumam mais ler jornal (50%). Dos jovens entre 16 a 24 anos, 44,6% preferem ler revistas.

O cruzamento de dados do estudo mostrou que grande parte dos entrevistados que costuma ler livros e revistas também lê jornais. Quase a metade (47,1% dos entrevistados) costuma ler livros – 29,7% leem apenas em finais de semana e 17,4% cultivam o hábito de leitura diária. Mais da metade afirmou não ler livros (52,9%).

Revistas
As revistas são lidas por 34,9% dos entrevistados, segundo a pesquisa. Desse total, 50,4% dizem que leem a "Veja", e 25% afirmam que leem apenas a "Veja". Dos entrevistados que afirmam ler revista, 16,5% disseram ler a "Época", e 16,3%, a "IstoÉ".

Rádio
De acordo com a pesquisa, o rádio é ouvido por 80,3% da população – 60,9% dos entrevistados afirmaram que ouvem rádio de uma a quatro horas por dia.

A programação musical tem a preferência de 68,9% dos entrevistados, seguida pelo noticiário (19,2%). O futebol é a terceira programação mais ouvida (5,4%), segundo apontou a pesquisa.

As rádios FMs predominam sobre a rádios AM. São ouvidas por 73,5% dos usuários de rádio. As emissoras AMs são preferidas por 30,7% dos entrevistados pela pesquisa.

A seguir, leia a íntegra das considerações finais dos pesquisadores:

"1) A televisão e a rádio se constituem nos meios de comunicação de maior abrangência da população brasileira. A televisão é assistida por 96,6% da população brasileira, enquanto que o rádio é utilizado por 80,3% da população.

2) Os meios de comunicação impressos são consumidos em menor intensidade, em comparação a televisão e a rádio. Revistas são lidas por 34,9% da população, enquanto que 46,1% costumam ler jornais. Apenas 11,4% da população costumam ler jornal diariamente.

3) O hábito de leitura da população apresentou relação direta com o nível de escolaridade e renda familiar. Pessoas mais cultas e de maior poder financeiro lêem mais jornais e revistas, assim como desenvolvem em maior intensidade o hábito de leitura de livros em geral.

4) A Internet no Brasil segue a tendência de crescimento mundial no número de usuários e já é utilizada por 46,1% da população brasileira. Os internautas brasileiros navegam em média 16,4 horas semanais. Entre os chamados internautas residenciais (aqueles que possuem acesso a Internet em sua própria residência), a média semanal de navegação é 20,9 horas. O tempo de navegação médio apresenta relação direta com a renda e com a escolaridade. Internautas com escolaridade em nível superior navegam em média 21,0 horas/semana. Essa média eleva-se para 23,4 horas entre os internautas de famílias com renda superior a 10 salários mínimos.

5) A Internet se constitui no principal meio concorrente à televisão em determinados segmentos. Apesar de esse último ser o veículo de maior abrangência nacional, e possuir acesso a todos os segmentos da sociedade, perde espaço à Internet junto ao público de escolaridade e renda mais alta, e principalmente junto aos públicos de classe C e mais jovem. Entre a população de idade entre 16 e 24 anos, de classe C, o percentual da população com acesso à Internet chega a 73,9%.

6) Foi identificado um público de alta predisposição e intensidade de consumo de meios de comunicação. Esse público é formado por um grupo de indivíduos que costuma ler jornal diariamente, ou se não lê jornal diariamente, costuma ler alguma revista. Costuma ouvir rádio e assistir televisão entre uma e duas horas diárias, priorizando a programação de notícias. É internauta e costuma navegar no mínimo nove horas semanais.

7) Lembram-se de alguma propaganda do Governo Federal 23,2%. Esta proporção cresce se considerarmos a lembrança de propagandas de programas do governo, pois 34,8% dos entrevistados disseram já ter visto propaganda do PAC, 59,1% já viram alguma propaganda do Programa Minha Casa Minha Vida, e 44,8% disseram já ter visto alguma propaganda sobre políticas sociais do Governo Federal. Ao total 69,5% dos entrevistados lembram-se de alguma propaganda, ou PAC, ou Minha Casa Minha Vida, ou sobre programas sociais.

8) Os meios de comunicação constituem-se nas principais fontes de informação sobre o Governo Federal. Ainda que a maioria desconfie em relação a sua isenção e imparcialidade, e considere incompletas as informações veiculadas sobre o governo, utiliza as informações obtidas nestes meios para formar a sua opinião. Esta utilização, não significa, contudo, aceitação total ou incorporação direta de conteúdos. A maioria afirmou que os meios de comunicação ou os apresentadores não exercem influencia direta para a decisão de sua opinião ou para mudar sua idéia sobre os assuntos em pauta."

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...