Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, março 20, 2010

Polêmica dos royalties é problema sério para Rio


por Alexandre Garcia
A polêmica sobre os royalties do pré-sal esquenta no Rio de Janeiro. O governador Sérgio Cabral já chorou e eu acho que depois das declarações do presidente Lula na Jordânia ele tem mais um motivo para chorar.

O que aparenta é que o presidente Lula tenha dito: “Governador Sérgio Cabral, se segura no pincel que eu vou tirar esse cara”.
Aliás, já havia queixas de que, na Câmara, onde a votação foi aplastante contra o Rio de Janeiro, a base governista não se moveu, ficou alheia.

Claro, havia interesses dos estados também. Tampouco as lideranças que representam os partidos no governo.
É uma situação difícil para o Rio de Janeiro. O deputado Ibsen Pinheiro chegou a mencionar que a passeata no Rio de Janeiro não tem importância. Entra ironia, pode dar em guerra.

O deputado vê que tem a seu lado uma grande quantidade de votos dos estados, sabe que o assunto vai para o Senado, onde os estados são mais especificamente representados e se sente forte a ponto de ironizar essa passeata de 150 mil pessoas.


O secretário de Fazenda do Rio de Janeiro, Joaquim Levy, chegou a dizer que como o Rio de Janeiro tem uma dívida muito grande com a União, em relação a ICMS, esse valor não será pago. Haveria rompimento de contrato e consequências financeiras sérias. O que se ouve em Brasília é que problema do Rio de Janeiro é do Rio de Janeiro.

As drogas criam dependência. Será que o Rio de Janeiro criou uma dependência, uma expectativa sobre o royalty e deixou as outras opções econômicas – de produção, de arrecadação de impostos?

O presidente Lula deixou uma frase que é importante lembrar para aplicar nele próprio: “Em ano eleitoral, todo mundo quer fazer gracinha”.

É ano eleitoral para Lula também. A dificuldade dele, agora, ao não falar sobre o prometido veto é mais ou menos isso.

Os estados já estão salivando o pirulito do royalty. Como vai tirar esse pirulito?
É um problema muito sério para o Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...