Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 10, 2010

Número de fumantes no Brasil caiu para quase a metade em 20 anos


Pesquisa internacional aponta o que já deu certo nas campanhas e leis.

É o primeiro estudo internacional sobre o cigarro e o hábito de fumar. No Brasil a pesquisa ouviu 1.826 pessoas, sendo que 1.211 eram fumantes em três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre entre abril e junho de 2009. Os fumantes brasileiros estão diminuindo. Eram 33% da população em 1989. Hoje são 17% - 92% fumam todo dia e 82% admitem que o fumo já lhes causou algum problema de saúde. E 63% apóiam tanto as campanhas quanto as leis contra o fumo.

saiba mais


Fumar em lugares fechados já é proibido em 12 estados


Entre os povos dos 20 países que participaram da pesquisa, os brasileiros são os que mais se arrependem de ter começado a fumar: 91% dos fumantes do Brasil carregam, além do cigarro, um sentimento de culpa e mais da metade (51%) disseram que pretendem parar de fumar nos próximos seis meses.

"Esse é o meu projeto desse ano, vou para esse ano. Eu me arrependo. Era atleta, hoje não tenho fôlego. Se der uma corridinha já era", diz um carioca. Para a supervisora de controle de câncer do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Cristina Perez, a pesquisa mostrou que as leis e campanhas brasileiras estão atingindo o alvo e que o país pode avançar ainda mais no controle do tabaco.

“Com certeza um ambiente livre da fumaça do cigarro é um campo que precisamos avançar para o Brasil. Estamos atrasados nesse ponto. É importante que as pessoas saibam o que é uma lei de proteção. Temos que continuar avançando na proteção das pessoas. Que pessoas deixem de fumar, tenham vidas mais saudáveis. Fumar em ambientes fechados é uma coisa que já é ultrapassada no mundo inteiro”, diz Cristina Perez.

Como a maioria dos fumantes pesquisados, a advogada Flavia Harpaz também se arrepende de ter posto um cigarro na boca, há 13 anos. Flavia teve problemas de saúde e já parou uma vez. Ficou cinco anos longe do tabaco, mas voltou e teve novos problemas: “Bronquite, problemas nas cordas vocais”. Nessa terça-feira, Flávia começou uma nova fase. Parou de fumar e diz que agora é para sempre: “Meu corpo pediu arrego. Hoje eu parei”.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...