Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 31, 2010

Morre aos 105 anos homem que alimentou milhares



Seu Deócles procurava terrenos vazios, pedia autorização ao dono para iniciar a lavoura, colhia o que plantava e doava o que colhia a creches e a abrigos de idosos em Ituiutaba (MG).

Morreu, nesta terça, em Ituiutaba, Minas Gerais, o brasileiro Deócles Gomes Machado. Na cidade, ele era conhecido como o tio Dock. No Brasil, muitos vão se lembrar do aposentado que um dia, ao se tornar viúvo, fez uma opção: em vez da solidão, a solidariedade. “Quando eu morrer, não vou levar nada. Tenho que levar meus bons atos. Trabalhar em benefício do próximo”. E há quase 20 anos o Jornal Nacional mostrou o trabalho de Seu Deócles. Procurava terrenos vazios, pedia autorização ao dono para iniciar a lavoura, colhia o que plantava e doava o que colhia a creches e a abrigos de idosos. “Ele era meu pai, mas um pai verdadeiro, pai de todo mundo”. Deócles Gomes morreu de causas naturais, segundo o atestado de óbito. Estava com 105 anos de idade e, entre os 100 mil habitantes de Ituiutaba, pelo menos um já se apresentou para seguir o caminho dele. Valmir, também aposentado, cuida de hortas em terrenos baldios, como fazia o Seu Deócles. Leva tudo o que produz no seu carrinho velho. Herdou do lavrador o amor pela terra e o carinho pelas crianças. “Porque se uma pessoa faz, a outra faz, 10 mil ajudando o que vai acontecer? Vai melhorar tudo, não vai? É só ter a vontade e a oportunidade”. As sementes e mudas de frutas, legumes e verduras cultivadas por Seu Deócles eram pagas com o dinheiro da aposentadoria dele. E chegaram a alimentar 1,2 mil adultos e crianças por mês.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...