Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 12, 2010

Lula reclama da programação da TV brasileira e ataca os editoriais de jornais


Lula ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia, e da ministra Dilma Rousseff

Ele participou da abertura da 2ª Conferência Nacional de Cultura.

Presidente pediu que as pessoas prestem atenção nas notícias de política.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira (11) a programação das TVs brasileiras e atacou os editoriais dos jornais durante discurso na abertura da 2ª Conferência Nacional de Cultura, no Teatro Nacional, em Brasília. A ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, discursou em clima de campanha e criticou as gestões anteriores no campo da cultura.

“Vocês prestem atenção, se vocês são como eu que não gostam de ler notícia ruim, vocês prestem atenção no noticiário, porque política e eleição também são cultura. Sobretudo o resultado. Prestem muita atenção daqui para frente. Leiam os editoriais dos jornais, que a gente pensa que só o dono lê. Às vezes, é bom ler para a gente ver o comportamento de alguns falsos democratas que dizem que são democratas, mas que agem querendo que o editorial deles fosse a única voz pensante no mundo”, atacou Lula.


O presidente também criticou a programação das TVs brasileiras e disse que os filmes são tão repetidos que os artistas acabam ficando íntimos dos telespectadores. “Possivelmente vocês não tenham dimensão da contribuição que vocês estão dando ao país ao saírem das suas cidades, ao saírem da casa de vocês e da frente da TV onde só passa enlatados.

Tem filme que passa 90 vezes. Os artistas já ficam íntimos da gente. Você liga a TV e o artista fala: 'oi, Lula'. A [primeira-dama] Marisa acha até que é parente dela”, discursou o presidente arrancando risos da plateia. Lula também comentou os custos de produção do filma "Avatar" e comparou com a dificuldade do cineasta Luiz Carlos Barreto para fazer o filme que conta a história da vida do presidente, “Lula, O Filho do Brasil”.



“Tem um filme que não ganhou o Oscar, mas que ganhou uma quantidade de dinheiro extraordinária, foi o filme que mais bilheteria teve e custou US$ 400 milhões para fazer: o 'Avatar'. Você imagina que os artistas devem ter comido só caviar. O coitado do Barreto para fazer o filme 'Lula, o Filho do Brasi'´ para conseguir dinheiro tinha quase que pedir desculpas. Porque a pressão era de tamanha ordem que tinha que ficar justificando que não tinha dinheiro público”, comparou Lula.

Dilma

A ministra Dilma Rousseff também discursou, contrastando com a participação dela em outras conferências em que raramente ela discursa. Antes da pré-candidata do PT à Presidência da República subir ao palco, uma artista declamou um poema sobre as diferenças sociais no país e ao final anunciou a ministra. Durante o discurso, ela se esforçou para ganhar a simpatia da plateia, mas arrancou poucos aplausos. A ministra criticou a postura dos governos anteriores a Lula na área da Cultura e disse que pela primeira vez o setor tem no governo um parceiro.

“Vivemos duas experiências frustrantes na área da cultura nesse país. Um Estado abusivo que dizia o que era importante e fazia uma política restritiva da cultura. E outra com um Estado omisso que transferiu a responsabilidade para o mercado privilegiando apenas alguns segmentos da cultura. O que nós temos hoje é um Estado parceiro da cultura”, disse.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...