Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 03, 2010

A importância dos carboidratos no controle do peso


Ele está na massa, no arroz, na batata e até em algumas frutas que são fontes de energia para o nosso organismo. Como combinar esses alimentos e qual a hora certa de consumir carboidrato?

O Jornal Hoje vai explicar o que é esse tal de carboidrato.

Isso interessa muito para quem quer controlar o peso. O carboidrato está presente em quase todos os alimentos, não só nas massas como se imagina. “Ele é um nutriente que dá energia pro nosso corpo”, explica a nutricionista Ana Paula Ribeiro. É a única fonte de energia do nosso cérebro e do nosso coração.

Quando ingerimos o carboidrato, ele se transforma em glicose no sangue e só depois vira energia. Se não for utilizado vira gordura. “Se você souber controlar a quantidade de carboidrato que você vai consumir, ele nunca vai trazer prejuízo pra você”, completa a nutricionista. Então o melhor é escolher bem os carboidratos ao longo do dia.

“O melhor pão é o que tem vários tipos de farinhas e farinhas integrais. De cinco a sete grãos que tem neste pão. Ele vai ser absorvido mais lentamente, pelo fato de ele ter fibras e outra coisa importante que ele tem bem mais vitaminas e minerais”, esclarece a profissional. Na hora do almoço cuidado com as misturas.

“Pecado terrível é comer arroz feijão batata e uma farofa. Sempre coma só arroz e feijão ou se não a batata e o feijão, macarrão e feijão”, explica Ana Paula. “Saudável sei que não tá, sempre falta uma verdura um legume”, diz Sonia Ribeiro, encarregada de pessoal. A quantidade de carboidratos nas folhas, legumes e verduras é pequena.

Mesmo assim... “É o palmito, é o tomate e a alface e o espinafre e a cenoura e a beterraba estas são as fontes que tem menos carboidrato”. Os nutricionistas recomendam de três a cinco frutas, variadas, por dia.

“Quanto mais doce a fruta, mais carboidrato esta fruta vai ter”. A partir de seis da tarde a maioria das pessoas diminui o ritmo de atividades e gasta menos energia. Durante sono o corpo também queima menos calorias. Por isto atenção para a quantidade de carboidratos, se você quiser perder peso. “Ao parar nossas atividades a gente já tem que diminuir a quantidade de carboidratos.

Porque a gente vai ficar mais paradinho, para evitar que este excesso vire gordura. O excesso de gordura acumula nos famosos pneuzinhos”. A nutricionista Luciana Drumond mostra as porções ideais de carboidrato ao longo do dia. Café da manhã Na parte da manhã é a hora que a gente pode comer mais carboidrato para poder gastar durante o dia.

O ideal é: Uma unidade de pão francês ou dois pães pequenos, equivalente a 50 gramas. Se quiser variar substitua por duas fatias de integral ou pão de forma ou dois biscoitos recheados ou seis de água e sal.

Pode também comer um pão sírio médio ou uma fatia fininha de bolo. Almoço Alem de legumes e verduras que você deve ter comer todo o dia são duas colheres de arroz para uma concha média de feijão. Pode até comer farofa.

Você bota uma colher de arroz e outra de farofa. Se for macarrão no lugar arroz, duas colheres de sopa também. Ginástica Se quiser perder peso, coma uma fruta que tenha bastante carboidrato ou um iogurte antes, e depois coma pão.

Se quiser ganhar massa muscular coma 40 minutos antes o pão e depois coma a fruta ou o iogurte, uma vitamina ou um suco. Noite À noite, o ideal é fazer refeições mais leves. Você pode até comer macarrão, duas colheres, mas ai tem que associar com bastante verduras legumes ou frutas. Se for comer pão de preferência aos integrais.

É certo cortar totalmente o carboidrato da alimentação? Em hipótese nenhuma porque o coração e o cérebro precisam do carboidrato. Se você não comer o organismo transforma outros nutrientes em glicose até a sua massa magra.

Você pode ter queda de cabelo, pele opaca, unhas quebradiças.

Se for durante muito tempo até gastrite, ulcera ,anemia.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...