Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 05, 2010

Família Garotinho terá bens bloqueados

Casal Garotinho cúmplices em tudo...Inclusive na corrupção.


Os ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Matheus e outras 86 pessoas são suspeitas de participar de um esquema de desvio de verbas públicas.

A Justiça determinou o bloqueio de bens dos ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Matheus e de mais 86 pessoas. Os ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Matheus e outras 86 pessoas são suspeitas de participar de um esquema de desvio de verbas públicas.

As investigações começaram quando o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu apurar um contrato entre a Fesp, uma fundação do estado criada para treinar e selecionar pessoal para o serviço público, e uma instituição criada pouco meses antes da assinatura. O contrato, no valor de R$ 2 milhões, foi feito sem licitação.

A partir daí, o TCE passou a apurar todos os contratos firmados entre o Governo do Estado e as ONGs. Segundo o Ministério Público, entre 2003 e 2006, período em que Rosinha Matheus foi governadora, órgãos da administração pública, como secretarias de Estado e Autarquias, solicitavam à Fesp a contratação de mão de obra terceirizada para a elaboração de projetos. A Fesp subcontratava ONGs que repassavam o dinheiro para pessoas ligadas ao esquema ou empresas de fachada.

Para os promotores, o prejuízo aos cofres públicos foi de pelo menos R$ 58 milhões. Parte dos recursos desviados foi depositada na conta do PMDB para financiar a campanha da précandidatura de Garotinho à presidência da República em 2006. O Ministério Público quer, entre outras penas, que os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus e os demais 86 réus devolvam o dinheiro supostamente desviado aos cofres do Governo do Estado do Rio de Janeiro, percam as funções públicas e tenham os direitos políticos suspensos.

A ex-governadora Rosinha Matheus disse que a defesa dela e de Garotinho estão no blog dele na internet. O ex-governador escreveu que, em 2002, voluntariamente, ele e a mulher abriram mão dos sigilos fiscal e bancário. E que ao descobrir que as ONGs eram subcontratadas de empresas que prestavam serviços ao estado mandou devolver o dinheiro que elas doaram para a précampanha dele à presidência e que isso consta na prestação de contas ao TRE.

Diante da ação proposta pelo Ministério Público, a Justiça determinou a quebra do sigilo bancário e bloqueio de valores depositados na conta dos 88 suspeitos. Pelo menos três réus na ação do Ministério Público do Rio respondem também a ação criminal relacionada à operação Águas Profundas, que investigou supostas fraudes em licitações da Petrobras.

O PMDB do Rio declarou que a devolução do dinheiro doado pelas ONGs foi determinada pelo colegiado do partido. Na época, o PMDB do Rio era presidido por Anthony Garotinho. Segundo o partido, todas as contas foram aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...