Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 10, 2010

Alexandre Garcia: "Leis no Brasil demoram a pegar"

Alexandre Garcia

Eu já fumei. Quando fiz 21 anos, tomei juízo e parei de fumar. Se não tivesse parado, o teria feito quando visitei o pavilhão de doenças pulmonares da Santa Casa, em Porto Alegre.

O médico Paulo Guinle me mostrou pessoas na cama e me disse: “Eles estão pedindo aos céus que a morte venha como uma bênção”. A morte lenta por efisema é cruel, triste.

No Brasil, as leis demoram a pegar. Só quem levou a sério a lei federal 9294, de 15 de julho de 1996, foi a Infraero, que a aplicou nos aeroportos e nos aviões. A lei diz: “É proibido fumar em recinto coletivo público ou privado”. Mas faz uma ressalva: “Salvo em ambientes isolados e arejados”. Mas ninguém respeitou.

Agora as leis estaduais e municipais estão tentando corrigir isso. O fumo afeta o gosto da comida, da bebida. Deixa impregnados o cabelo e a roupa. O carro do fumante é uma coisa horrível, um quarto de hotel onde esteve um fumante, também.

Pais que fumam em casa, no meio das crianças, não estão pondo em prática o amor de pai para filho. Vejo pessoas jogando cigarro pela janela do carro e penso: “Bom, como ele vai respeitar a cidade, se não respeita o próprio pulmão?” O pior é um casal, em que um deles não fuma. Imagine beijar uma boca com gosto e cheiro de cinzeiro.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...