Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Para deixar cadeia, Arruda já cogita renúncia

Para construir um fato político com poder de tirá-lo da cadeia, o governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), pediu ontem o adiamento do julgamento do habeas-corpus, que estava agendado para hoje.

A solução passa pela renúncia de Arruda - hipótese mais provável hoje - ou por licença até o fim das investigações da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal (PF).
O gesto, discutido pelo governador afastado com seus advogados na noite de terça-feira, na cela da Superintendência da corporação, pretende mostrar aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) - propensos a manter Arruda na cadeia - que longe do cargo, seja na hipótese de uma renúncia ou licenciado, ele não poderia mais obstruir as investigações, fato que motivou a prisão.



Nos últimos dias, o advogado Eduardo Alckmin, que faz parte do corpo de defesa de Arruda, procurou políticos influentes do Congresso - alguns com experiência de investigados por Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e pela PF - para obter um diagnóstico sobre as chances de sobrevivência do governador.
Na avaliação desses "consultores" de crise, uma investigação como a Caixa de Pandora produziria efeitos muito mais devastadores para Arruda, se somada às apurações de uma eventual CPI na Câmara Legislativa, ameaça que paira sobre a cabeça do chamado chefe do "Mensalão do DEM".


Para não abrir essa segunda frente de investigação, só restaria a renúncia.

E essa hipótese é a mais forte hoje.
Pelo cronograma da Câmara Legislativa, Arruda tem cerca de 20 dias, até meados de março, para renunciar sem sofrer os efeitos de um impeachment - a perda de direitos políticos.


A eventual renúncia de Arruda acrescenta incerteza ao quadro sucessório do DF, uma vez que há dúvidas sobre a legalidade de um governo a ser chefiado até o fim do mandato pelo deputado distrital Wilson Lima (PR). Com isso, as chances de intervenção federal no DF aumentariam.



As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...