Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Com pequenas mensalidades e materiais caros, escolas enganam alunos em SP

Preço de material didático chega a exceder valor do curso. Multas rescisórias altas também são problema para estudantes.

Algumas escolas de línguas e informática em São Paulo enganam alunos com bolsas de estudo de até 70% do valor da mensalidade. O material didático, porém, não é incluso e pode ficar mais caro que o curso.


Veja o site do Jornal Hoje

Os responsáveis pela divulgação da “promoção” abordam pedestres na rua e oferecem uma bolsa de estudos. Durante a conversa, eles fazem a pessoa acreditar que terá grandes vantagens.

“Só pelo fato da gente selecionar vocês aqui na rua, vocês têm um desconto de 50%, 70% do curso”, afirmou uma divulgadora. Os descontos altos nos cursos de inglês e informática, principalmente, atraem pessoas de média e baixa renda. A jovem Kely Pereira Teodoro, que está desempregada, foi convencida e levada até um dos vários cursos.

“A gente tem que se profissionalizar em alguma coisa.” Quando a pessoa abordada se interessa pelo curso, é fundamental que ela fique atenta, não só às formas de pagamento, mas também ao contrato e, o mais importante, segundo especialistas, às multas rescisórias. Uma jovem que não quis se identificar recebeu uma oferta de bolsa pelo telefone. Ela foi até a escola e assinou o contrato para fazer um curso de informática por R$ 150 por mês.

“Na hora que você vai ler o contrato, você nem presta mais atenção.” No dia seguinte à assinatura do contrato, desconfiada, ela quis cancelar tudo, mesmo já tendo pago a primeira mensalidade. Mesmo assim eles não aceitaram. Pelo contrário. “Eles não iam me devolver o dinheiro do valor que eu tinha pagado e ainda queriam que eu pagasse o valor de R$ 3 mil que era o valor dos livros e 15% do valor do contrato.”

O comprador poderá rescindir a contratação somente do curso. “O fornecedor não deixa claro pra o consumidor que ele vai pagar, que ele vai continuar pagando pelo material se ele desistir do curso.”, disse o advogado Alessandro Gianeli, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

“O certo seria que a escola vendesse o material de forma escalonada: se o curso é semestral, que venda para o semestre, se é mensal, que venda apenas para aquele mês.”

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...