Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, janeiro 04, 2010

A cada ano vemos a repetição de tragédias por causa da chuva

por Alexandre Garcia
Faz 40 anos que trabalho na reportagem diária e a cada ano assisto a repetição dessas tragédias que são provocadas pelas chuvas de verão na região Sudeste. As consequências também se repetem. São dezenas de mortos a cada ano.
Se repete o diagnóstico: uma camada instável de terra que está sobre uma encosta de rochas, a terra fica encharcada e desliza sobre casas e prédios que não deveriam estar ali. Neste ano, como nos outros, as autoridades voltam a falar em interditar as áreas de risco para impedir construções. Em geral, reforçam essa intenção com o termo “definitivamente”.
Mas nem as autoridades, nem as pessoas encaram essas intenções como definitivas. Aí vem o carnaval, passa o carnaval, fazem algumas obras de contenção e as intenções deslizam e já todos começam a se preparar para a tragédia do próximo verão.
Ouvimos o geólogo dizer que as estradas foram abertas sem os conhecimentos da atualidade. Hoje há levantamentos geológicos, há mapas. Mas talvez a beleza da região seja mais forte na atração das pessoas.
O que é preciso é que os legisladores municipais façam leis mais rígidas, olhando menos para o dinheiro dos alvarás e mais para a vida das pessoas. Não basta fazer as leis. É preciso que também fiscalizem para impedir as construções e impedir tragédias como a que estamos noticiando hoje.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...