Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Líderes mundiais negam o aquecimento global.

por Arnaldo Jabor
“Eu não vou tirar emprego de nossos trabalhadores para proteger as corujinhas”, frase do papai do Bush. As neves derretem, as florestas queimam, os rios morrem de sede, mas muitos lideres negam a tragédia evidente.
Por exemplo. “Ah querem o que? Parar a produção industrial. Nem pensar”. “Isso é exagero dos eco-chatos, são ciclos naturais. Aliás, o futuro a Deus pertence, interessa o presente. Meus bisnetos que se danem”.
É. O interesse de grupos sempre prevaleceu sobre o bem comum. Assim, como acreditar em declarações tipo: “até 2020 reduziremos emissões em 17,7%”. São fáceis as promessas internacionais não vinculantes, mas quem vai comandar?
Esta luta exige mudanças de hábitos. Como mudar a personalidade consumista do ocidente? E quando cai na política interna: “ah, os lobbies do petróleo no Congresso não deixaram”.
Em Copenhague as evidências do terror podem ajudar, talvez, porque não se trata de “proteger a natureza”. Ela está se lixando para nós.

Os dinossauros morreram e ela continuou.
Trata-se do futuro dos homens. E se nós extinguirmos será a prova de nossa estupidez e da frase de Nelson Rodrigues:

"se a humanidade acabar não se perde absolutamente nada".


Deixe seu comentário ou envie o trackback do seu site no formulário abaixo. Você pode acompanhar as atualizações deste post através do

Um comentário:

Eldan de Lima Nato disse...

Excelente post este texto do Arnaldo Jabor.
Mas ha algo que deveria nos incomodar, Valter.
Enquanto cobramos atitudes concernentes a governos e lideranças, as pessoas comuns no seu dia-a-dia, eu e você por exemplo, podemos com nossas atitudes multiplicadas pelos bilhões de pessoas existentes no planeta ter um resultado bem mais positivo.
Andar mais de bicicleta e a pé, ao invés de usar veiculos automotores até pra ir à mercearia do bairro;
Plantar uma ou duas arvores no meu terreno, na frente da minha casa;
Olhar a origem da madeira dos moveis que compro e rechaça-los se desconfiar da ilegalidade;
E tantas outras coisas simples assim.
Cobramos tanto dessa gente letargica, gananciosa e egoista, cada qual olhando para o seu mundinho (que ele chama de Nação) quando afinal estamos todos no mesmo barco, no mesmo planeta, na mesma "futura panela de pressão". E seremos todos cozinhados se não começar primeiro em mim a mudança de habitos, de mentalidade, de conceitos, de atitudes, de prioridades...
Abraço.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...