Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, dezembro 05, 2009

Curso promoverá ampliações das ações do Programa Vale Juventude no desenvolvimento de jovens


Programa capacita novos profissionais para atender a um maior número de jovens em quatro municípios do Pará
A juventude é definida como uma fase de grandes transformações e o ideal é que essas transformações sejam sempre positivas para que o jovem se torne um adulto completo como cidadão. Entre os objetivos do Programa Vale Juventude, desenvolvido pela Vale, está o de contribuir para o desenvolvimento dos jovens nas comunidades onde a empresa atua. A implantação do programa no Pará começou em 2007 e até dezembro de 2008 foram formados 200 profissionais chamados de formadores do programa. No período de 07 a 11 de dezembro está programado para acontecer um novo curso de Formação de Formadores no Hotel Beira Rio, em Belém.
O Vale Juventude é um programa da Fundação Vale que, no Pará, trabalha com a parceria de quatro prefeituras nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Marabá e Parauapebas e, com o Instituto Aliança, uma ONG voltada para o desenvolvimento de adolescentes e jovens. Os atuais profissionais formados pertencem a 93 instituições entre Secretarias municipais de Educação, da Mulher, Saúde e Assistência Social, Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente e ONG locais.
O programa tem como prioridades a implantação de ações de educação sexual, a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva dos jovens. Por meio do Vale Juventude, as escolas, as unidades de saúde e de assistência social, e também as ONG participantes, realizam ações sistemáticas que propiciam o desenvolvimento de atitudes e comportamentos positivos nos adolescentes e jovens.
Na busca de promover o desenvolvimento pessoal, social e produtivo de jovens até 20 anos, neste curso vão participar mais 19 técnicos das secretarias municipais parceiras, com o objetivo de começar a atuar como formadores a partir de 2010, com a supervisão do Instituto Aliança. Todos já são facilitadores do programa, isto é, já fizeram a Formação Básica do Programa em seus municípios e passaram pela seleção para Formadores.
A Formação de Formadores pretende qualificar profissionais locais que já estão trabalhando junto aos jovens, para que os mesmos possam atuar nos seus respectivos municípios, possibilitando que as ações do Vale Juventude possam ser ampliadas em cada local e atendam a um maior numero de jovens. Esses profissionais são preferencialmente efetivos (concursados) da rede pública, atuantes com adolescentes e jovens.
De acordo com Aline Torre, Coordenadora de Território do Sudeste do Pará, da Fundação Vale, "esta capacitação é muito importante, pois o conhecimento fica e se multiplica em cada município. Queremos deixar este legado de conhecimento e de contribuição com a política pública, que tem cada vez mais foco de atenção com o público jovem".
Para Janilma Barros da Silva, formadora e coordenadora do programa em Barcarena esta nova turma de formadores irá fortalecer ainda mais o trabalho que já vem sendo realizado com os jovens nos municípios.
O curso de Formação de Novos Formadores terá carga horária de 40 horas e, no próximo ano, os participantes já estarão ministrando a Formação Básica e a Formação Continuada de novos grupos em seus municípios.
Em cada município será constituído um núcleo de formadores, o que possibilitará a sustentabilidade das ações do Vale Juventude no médio prazo. Atualmente, existem sete formadores ativos: um em Barcarena, dois em Abaetetuba, um em Parauapebas e três em Marabá.

Todos eles receberam a supervisão ao longo deste ano.
Como os participantes já fizeram a parte básica da formação com temas como a forma de comunicação entre adulto e adolescente, anticoncepção na adolescência, prevenção ao uso indevido de drogas, participação juvenil, prevenção das violências e promoção da saúde, este curso é mais voltado para os aspectos metodológicos da formação de novos profissionais nos municípios.

Entre os temas principais que serão abordados estão: o processo de educação; princípios pedagógicos e processo de formação do Programa Vale Juventude; metodologia participativa; supervisão e avaliação; aprofundamento sobre métodos anticoncepcionais; e planejamento e prática de oficinas educativas.
Serviço:

Curso de Formação de Novos Formadores do Programa Vale Juventude,

no Hotel Beira Rio, Av. Bernardo Sayão, 4804, em Belém.

O curso começa na segunda-feira, 07 e vai até o dia 11,

de 8h às 18h e terá carga horária de 40 horas.
Para mais informações à imprensa:
Diane Maués: (91) 3215-2462/8406-9026

Belém, 04 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...