Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, novembro 26, 2009

Vale e comunidade acadêmica do Pará se reúnem para discutir desenvolvimento sustentável


Parceria entre mineradora, universidades e instituições vai definir temas de pesquisa do Instituto Tecnológico Vale
A Vale realiza nesta sexta-feira, 27, no Hotel Crowne, em Belém, um workshop que faz parte do Seminário Vale e Comunidade de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável. O evento irá reunir pesquisadores de várias universidades e instituições paraenses e de diferentes áreas de conhecimento para que, juntos, possam discutir e identificar temas que tenham potencial de expansão nas áreas de ciência e tecnologia.
O foco das discussões será o avanço do conhecimento sobre o tema Desenvolvimento Sustentável. No seminário, os pesquisadores serão convidados a propor ideias que possam orientar futuras linhas de pesquisa inovadoras e estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País. "Com esta iniciativa pretendemos descobrir o que a gente nem consegue imaginar ainda", explica Regina Bronstein, gerente-geral do Instituto Tecnológico Vale. "O objetivo da parceria com a comunidade acadêmica é promover novos horizontes para a empresa e para o desenvolvimento tecnológico do Brasil", completa.
O Workshop Pará faz parte de uma série de quatro workshops que integram o Seminário Vale e Comunidade de Ciência & Tecnologia. Esta proposta tem como meta identificar as principais linhas de pesquisa que pautarão a atuação da unidade do Instituto Tecnológico Vale que será construída no Pará em 2010. No início deste mês de novembro foi realizado o workshop em São Paulo e, em dezembro, será a vez de pesquisadores de todo o país se reunirem no Rio de Janeiro. A localidade do quarto workshop ainda não foi definida.
A realização é uma parceria Vale com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto Evandro chagas (IEC), Embrapa Amazônia oriental e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (Sedect).
ITV
O Instituto Tecnológico Vale (ITV) coordena as ações de ciência e tecnologia da Vale e oferece incentivo à produção de pesquisas científicas e ao desenvolvimento econômico de base tecnológica no país. Entre as missões do ITV, esta a de gerar e difundir conhecimentos novos para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental e também para a cadeia da mineração sustentável. O Instituto Tecnológico Vale é uma instituição sem fins lucrativos, de pesquisa e pós-graduação, para inovação em áreas de importância estratégica nacional e corporativa.
A primeira atuação do ITV ocorreu no Pará, no ano passado, através do estímulo à produção acadêmica por meio da destinação de R$ 4 milhões para bolsas de mestrado e doutorado no estado. Os projetos escolhidos têm temas variados e não precisavam estar ligados ao temas da mineração. A proposta desta iniciativa é que a interação empresa, universidade e instituições do governo incentive a produção científica de excelência e beneficie toda a comunidade.
Serviço:

Seminário Vale e Comunidade de C&T

para o Desenvolvimento Sustentável
Local: Hotel Crowne (Av. Nazaré,375)
Workshop Pará e ITV - 9h às 17h
Visão geral do workshop

Apresentação institucional

Vale e ITVApresentação dos participantes

Metodologia do Workshop

Definição das linhas de pesquisas
Para mais informações à imprensa:
Diane Maués: (91) 3215-2462/8406-9026
Belém, 26 de novembro de 2009

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...