Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, novembro 11, 2009

A comparação entre o crime no Brasil e nos Estados Unidos


por Arnaldo Jabor
Há assassinos americanos e assassinos brasileiros. Há criminosos por excesso. Aqui, por carência, lá, eles matam por oportunidades perdidas. Aqui por falta de oportunidades, lá, mesmo os loucos tem sempre um motivo.
Aqui não, mata-se por um tênis, um paletó. Lá, a sociedade se divide em perdedores e vencedores. Lá, o que perde é que assassina, aqui o matador vence e diz: “perdeu”. Lá matam por loucura. Aqui por ignorância. Lá é psicose, aqui, estupidez. Lá os caras matam porque querem “entrar” no pais. Aqui, há dois países.
A miséria violenta é um país, até com língua própria. O outro país é o asfalto, cheio de burocratas trêmulos. Um país contra o outro, incomunicáveis. Lá a brutalidade formou uma cultura de cowboys, fizeram o país na marra. Aqui, eramos mais gentis, mas estamos aprendendo rápido.
Lá o desespero explode em súbita violência e muito assassino se mata. Aqui o criminoso sai andando, lá a cana é dura. Aqui temos progressão da pena. Lá a cadeia é inviolável. Aqui, comandam massacres pelo celular. Lá tem pena de morte, dentro da lei. Aqui também, por baixo dela. Aqui a violência não tem solução. Nem lá.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...