Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 23, 2009

Vale realiza centésimo embarque de cobre

A Vale realizou, neste último sábado (19/09), o centésimo embarque de concentrado de cobre pelo Píer II, operado pela empresa, no Porto do Itaqui. O navio liberiano Daniela Bolten foi carregado com mais de 18 mil toneladas com destino às cidades de Brunsbuttel, na Alemanha, e Ronnskar, na Suécia. O concentrado de cobre exportado pela Vale que vai para o mercado europeu tem origem na Mina do Sossego, no Sudeste do Pará. Ao todo, 2,3 milhões de toneladas do produto foram embarcadas até hoje pela mineradora. A operação envolveu 43 empregados.
A logística do transporte do produto acontece da seguinte forma: o concentrado deixa a mina de Sossego em caminhões até a cidade de Parauapebas (PA), num percurso de 80 quilômetros. Em Parauapebas, o produto é embarcado nos vagões da Vale e transportado pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) até São Luís. Em São Luís, a Vale possui infra-estrutura específica para atender o movimento do cobre e conta com um armazém com capacidade para até 50 mil toneladas. O produto é levado do depósito até o navio por correias transportadoras fechadas (tubulares).
Mina de Sossego
Maior site de produção de cobre da Vale, a Mina do Sossego, localizada em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, completou cinco anos de operação em julho deste ano, com uma produção de mais de dois milhões de toneladas de concentrado de cobre. O empreendimento é formado por dois corpos minerais, denominados Sossego e Sequeirinho, que formam reservas de 244,7 milhões de toneladas de minério de cobre.
O processo de extração de cobre da Mina do Sossego é realizado a céu aberto. Após o processo de beneficiamento - que conta com equipamentos de grande porte, como o moinho SAG (moagem semi-autógena), um dos maiores do mundo, com 12 metros de diâmetro - o minério, que sai da mina com teor médio de 1% de cobre, alcança uma concentração de 30%.
Em São Luís, o cobre é embarcado pelo Píer II, chamado também de berço 105. O píer é arrendado pela Vale junto à Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra o Porto do Itaqui. O terminal movimenta carga própria e carga para terceiros. Nele, além do concentrado de cobre, são embarcados ferro gusa e soja. No terminal, a profundidade do berço de atracação é de 18 metros.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...